O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. O período de incubação é de 3 a 15 dias e normalmente o aparecimento da doença acontece por volta do quinto ou sexto dia após a contaminação.
– febre alta (de início repentino); – enjoos e vômitos; – dor de cabeça; – fadiga; – manchas vermelhas no corpo; – dores musculares e nas articulações; – desconforto abdominal. Em casos mais graves, podem ocorrer episódios de hemorragias.
Diferentemente da gripe e da covid-19, a dengue não costuma causar problemas no trato respiratório, como: – dor de garganta; – congestão nasal; – espirros; – tosse.
Há duas opções disponíveis: – isolamento viral: ajuda identificar qual o tipo específico da doença (D1, D2, D3 ou D4); – sorologia: avalia se há presença de anticorpos IgG e IgM contra o vírus da dengue.
Além dos específicos, existem outros exames complementares, como: – hemograma: avalia a contagem de leucócitos, plaquetas e hematócrito; – coagulograma: verifica o tempo de coagulação do sangue.