Dieta influencia, mas não é a causa principal para o surgimento de espinhas
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais da metade da população afirma ter pele oleosa. O fator aumenta a propensão à acne, que também está relacionada ao mau funcionamento do intestino.
Sem o velho mito de alimentos que são vilões, a acne é uma doença de pele multifatorial, isso significa que ela pode surgir e ser reforçada por diferentes motivos. Porém, a causa principal são as alterações hormonais ocorridas tanto na puberdade como na vida adulta.
Apesar de não provocar espinhas por si só, os alimentos que você consome podem piorar ou melhorar a condição da pele. Quer saber como?
Alimentos ultraprocessados, frituras e embutidos são prejudiciais à saúde e ainda agravam as espinhas por conta de sua ação inflamatória. O mesmo acontece com a lactose. Por isso, vale a pena diminuir ou retirar esses alimentos da sua dieta.
Para conter a inflamação da acne, invista em alimentos antioxidantes, como o abacate e a gema de ovo, e ricos em ômega-3, colaborando para a hidratação corporal e o equilíbrio da saúde como um todo.