O câncer de próstata cresce lentamente e pode ser tratado nos primeiros sinais
A próstata é uma pequena glândula localizada próximo à bexiga masculina. O crescimento desordenado das células no local pode provocar um dos três tipos de câncer que correspondem a um terço dos tumores malignos no Brasil.
Pessoas com idade mais avançada são mais suscetíveis ao câncer de próstata. Alguns tumores crescem e se espalham rapidamente, mas a maioria evolui lentamente. O exame físico, por meio do toque retal, pode identificar a anomalia no órgão, mas, antes, a doença dá outros sinais. Confira quais são eles a seguir.
A presença recorrente de sangue na urina, a sensação de queimação na uretra e o desejo de urinar sempre estão relacionados à ocorrência de câncer de próstata. A presença de hemácias é um dos sinais de que o organismo está lutando contra uma invasão, um dos sintomas mais comuns da presença de tumores.
A perda de peso sem motivo aparente, como mudança de hábitos alimentares ou prática maior de exercícios físicos, pode indicar que uma doença grave está acometendo o corpo, inclusive o câncer de próstata.
O desconforto na região dos órgãos reprodutores é um sintoma presente em metástases. A dor óssea, especialmente nas costas, pode indicar um quadro mais avançado. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a possibilidade de reversão da doença com um tratamento adequado.
Pacientes devem procurar um médico-urologista no aparecimento de qualquer um dos sintomas. A partir dos 45 anos, o exame do toque retal é indicado de forma rotineira para quem não tem histórico familiar de câncer, mesmo que não haja sinais evidentes da doença..