As aranhas proliferam em locais sujos e úmidos, como terrenos baldios, e sua picada pode demorar para ser percebida
A aranha marrom, a aranha armadeira e a viúva negra respondem pela maioria das picadas no Brasil e todas são venenosas. As três gostam de viver em locais sujos e úmidos, como terrenos baldios, arbustos, pneus, latas vazias, sapatos e gramados.
Os sinais de picada variam de acordo com cada aranha. De uma forma geral, os sintomas incluem dor aguda no local da picada, inchaço, vermelhidão, febre, mal estar e vômito. Podem acontecer o aumento do batimento cardíaco, suor excessivo, diarreia e agitação.
A picada de aranha deve ser lavada com água e sabão e o membro atingido deve ser elevado para reduzir a circulação sanguínea e diminuir os efeitos do veneno no organismo. No local da picada, compressas frias ajudam a aliviar a dor e o inchaço. Em caso de suspeita de aranha venenosa, deve-se ir diretamente ao hospital.
A pessoa atingida não deve fazer esforço físico. Não é recomendável tentar sugar o veneno, nem amarrar ou apertar o local da picada. Muitos sintomas graves demoram a aparecer, portanto, na dúvida, não deixe de procurar o serviço de assistência de saúde mais próximo para facilitar o tratamento e a recuperação.
O tratamento para picada de aranha venenosa envolve a injeção de soro antiaracnídico, caso o incidente tenha ocorrido em menos de 24h. Analgésicos podem ser indicados para aliviar a dor no local.