Síndrome de Tourette provoca diversos tiques e não tem cura.
A síndrome de Tourette começa a surgir em torno dos 6 anos de idade, com ocorrência de três a quatro vezes maior em pacientes masculinos. O distúrbio neurológico não tem cura nem causa conhecida, mas pode ser controlado.
A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico que causa tiques motores e vocais involuntários e de forma repetitiva, como piscar muito os olhos, encolher os ombros e falar palavras ofensivas ou incomuns.
A síndrome de Tourette é um distúrbio complexo, causado provavelmente por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Estudos apontam que desequilíbrios de neurotransmissores do cérebro, como dopamina e serotonina, estão associados à condição.
Os tiques motores ou vocais da síndrome de Tourette são classificados como simples ou complexos. Embora a maioria dos casos seja leve, os tiques mais graves podem incluir movimentos motores que resultam em automutilação, ecolalia e palavrões.
O diagnóstico é realizado a partir do histórico dos tiques de pacientes, tais como ocorrência diária ou intermitente por mais de um ano, com início antes dos 18 anos e não causado por outras condições médicas ou medicamentos.