A prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde, mas a falta de acompanhamento profissional pode causar lesões
Lesões relacionadas a atividades físicas são causadas por métodos de treinamento incorretos e anomalias estruturais, além de fraqueza em músculos, tendões e ligamentos. Confira as cinco lesões mais comuns.
Movimentos bruscos, traumas e até tropeços podem provocar a distensão excessiva de estruturas das articulações. A entorse é comum na prática de futebol, tênis, vôlei e surfe, sendo tratada com repouso, anti-inflamatório e analgésico.
Uma contusão acontece quando há forte impacto que atinge músculos, tendões ou ligamentos articulares. É comum em esportes como futebol, skate e artes marciais.
Cãibra é a contração involuntária dos músculos que surge de uma atividade física intensa quando há desidratação ou falta de sais minerais no organismo. Comum em natação, corrida e futebol, pode ser evitada com reposição de água e sódio.
Luxação é o deslocamento de uma articulação da posição anatômica, como ombro, cotovelo e joelho. Normalmente acontece após forte impacto. A manobra para reposicionamento correto deve ser realizada por um especialista em Ortopedia.
Acidentes durante a prática de exercícios físicos podem causar ruptura total ou parcial de um osso. O tratamento da fratura é realizado com a imobilização do membro quebrado; em casos mais graves, uma cirurgia pode ser necessária.