E qual seria a temperatura ideal da água: quente ou fria?
A resposta é: depende. Se você está buscando hipertrofia, ou seja, o crescimento dos músculos, é melhor evitar tomar banho gelado logo após o treino.
Getty Images
Getty Images
A explicação vem de um estudo realizado na Austrália e publicado pelo Journal of Applied Physiology em 2019. Os pesquisadores descobriram que a exposição contínua à água fria do banho pode levar à diminuição do ganho de massa muscular em quem realiza exercícios de força como a musculação.
Getty Images
Segundo o estudo, ao entrar em contato com a água gelada pouco tempo depois da prática de exercícios físicos, o corpo inicia um processo metabólico que acaba priorizando a retenção de calor em vez da recuperação das fibras dos músculos, que é o processo que os faz crescer.
Getty Images
Por isso, o recomendado é que, após realizar uma atividade física de alta intensidade, como um treino na academia ou um exercício aeróbico, espere-se de 10 minutos a 15 minutos para tomar banho. Assim, o corpo já terá esfriado um pouco, a respiração estará normalizada e o suor terá parado.
Getty Images
Depois, o banho deve ser iniciado com água morna, e a temperatura pode ser regulada de acordo com a preferência, mas sem exagerar. Se houver alguma lesão ou for preciso se energizar, a água fria é uma boa opção. Já se o corpo estiver tenso ou com dores, um banho mais quente ajuda a relaxar.