Aquela dor de cabeça chata, que parece vir do nada, incomoda muitas pessoas. O que será que acontece no cérebro durante ela?
Getty Images
Getty Images
A enxaqueca é uma dor que costuma ocorrer em só um lado da cabeça, dando sensação de pulsação, aparecendo e parando constantemente.
Getty Images
A dor geralmente é moderada, mas pode se tornar intensa em algumas pessoas e desencadear outros sintomas, como tontura e sensibilidade a luz e barulho.
Getty Images
Tudo começa com a ativação do quinto nervo craniano, conhecido como trigêmeo, que gera impulsos para várias regiões da cabeça.
Getty Images
Esses impulsos desencadeiam a liberação de algumas substâncias inflamatórias nos vasos sanguíneos do cérebro, atingindo também as membranas que o revestem (meninges).
Getty Images
Cerca de 25% dos pacientes relatam perturbação e até perda de algumas funções sensoriais, como visão e equilíbrio, logo antes de uma enxaqueca. Esse fenômeno é conhecido como aura.
Getty Images
Existem várias causas comuns para a enxaqueca, como falta de sono, má alimentação, fome, sede e mudanças climáticas bruscas. Fatores genéticos também podem levar a pessoa a ter maior frequência e sensibilidade nessas dores.