Na luta por um sono melhor, muitas pessoas acabam procurando remédios e outros tratamentos invasivos para tentar dormir. Porém, eles nem sempre são as melhores opções.
Getty Images
Usar métodos naturais pode evitar tanto gastos com remédios caros quanto seus efeitos colaterais. Um desses métodos, muitas vezes esquecido, é a yoga antes de dormir.
Getty Images
Além de trabalhar a respiração e o relaxamento dos músculos e da mente, praticar as posturas ajuda a reduzir a atividade do sistema nervoso simpático, o que facilita a indução ao sono.
Getty Images
A yoga também pode contribuir para que você alcance o sono profundo com maior facilidade e tenha um descanso de melhor qualidade.
Getty Images
Mas quais posturas eu devo realizar? A recomendação é sempre buscar um profissional da área, para que ele possa ensinar os exercícios de maneira correta e segura. Porém, podemos começar com alguns bem simples:
Getty Images
A primeira posição é a Balasana, também conhecida como postura da criança. Fique de joelhos e encoste as nádegas no calcanhar. Ao mesmo tempo, estique seus braços para frente e abaixe a cabeça. Essa postura ajuda a aliviar a tensão das costas e da cabeça. Porém, não é recomendada para quem tem problemas no joelho.
Getty Images
Para preparar o chá de boldo, pode-se utilizar uma colher de folhas de boldo-do-chile picadas ou um sachê de chá e adicionar 150 mililitros de água fervente, deixando descansar por cinco a dez minutos. A recomendação é consumir no máximo 400 mililitros ao dia.
Getty Images
Muito usada em atividades infantis, a Baddha Konasana é uma posição que ajuda no alongamento e no relaxamento das pernas e da lombar. Sente-se segurando a sola dos pés uma contra a outra. Lembre-se de manter a coluna ereta.
Getty Images
Para finalizar, a postura do cadáver, ou Savasana, é bem simples. Basta deitar-se com os braços e as pernas semiabertos e relaxados, virando a palma das mãos para cima. Essa postura ajuda a preparar o corpo para dormir.