A vasectomia é um procedimento médico de esterilização realizado em homens que não desejam mais ter filhos.
Getty Images
Até 2022, somente homens acima dos 25 anos com dois ou mais filhos vivos podiam realizar o procedimento. Além disso, era preciso o consentimento do cônjuge.
Getty Images
Porém, em 2023 entrou em vigor uma lei que reduziu a idade mínima para 21 anos e retirou a necessidade desse tipo de consentimento. Já o número mínimo de filhos foi mantido.
Getty Images
A vasectomia consiste no bloqueio da circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos. Por meio da retirada de pequenos fragmentos dos canais que desembocam na uretra, o procedimento é capaz de impedir a fecundação.
Getty Images
O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza o procedimento sem custos para quem preenche as exigências mínimas. No entanto, a fila de espera faz que muitas pessoas optem por um procedimento com médicos do sistema privado.
Getty Images
Esse número costuma variar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil, dependendo do médico, da instituição e da cobertura do plano de saúde.
Getty Images
Por ser um procedimento bastante simples e não muito caro, é comum que muitos pacientes escolham fazer a cirurgia no sistema privado com um médico já conhecido.