Getty Images
O intestino grosso é o órgão responsável pela formação da massa fecal. Ele participa do processo digestório, culminando no reto e no ânus, que armazenam as fezes e as expelem do corpo.
Getty Images
Essa região tem vasos sanguíneos que se retraem e dilatam conforme os movimentos intestinais acontecem, normalmente voltando ao tamanho inicial.
Getty Images
Porém, quando existe um esforço muito grande e contínuo para evacuar, há a possibilidade de se formar um trombo nos vasos sanguíneos, o que causa uma inflamação conhecida como hemorroida.
Getty Images
As hemorroidas podem ser tanto internas quanto externas. No primeiro caso, não costumam causar dor, apenas sangramentos, ocorrendo na região do esfíncter anal. Já as externas, que aparecem na borda do ânus, podem provocar bastante dor e desconforto no momento de evacuar.
Getty Images
No caso de hemorroidas externas, existem alguns tratamentos que podem ser efetuados. Veja alguns deles:
Getty Images
As farmácias oferecem algumas pomadas específicas para o tratamento de hemorroidas externas, capazes de diminuir a dor, a coceira e o inchaço.
Getty Images
Esse procedimento consiste na retirada de uma pequena parte do tecido em que a hemorroida se localiza, conhecida como plexo hemorroidário. Esse método é eficaz em 95% dos casos.
Getty Images
Em casos de dor aguda, é possível fazer um pequeno procedimento conhecido como trombectomia, que consiste em cortar e abrir o trombo que esteja obstruindo o vaso sanguíneo. Essa opção é capaz de gerar alívio imediato para o paciente.
Getty Images
Hidratar-se e comer fibras alimentares é essencial para que as fezes não se tornem duras e ressecadas. Com um bolo fecal mais saudável, o esforço na hora de defecar é muito menor, prevenindo o aparecimento de hemorroidas.
Getty Images
Outra forma de combater as hemorroidas é diminuir o uso de papel higiênico, dando preferência ao lenço umedecido quando necessário. Por isso, caso você sofra dessa dor, é fundamental usar uma ducha para higienizar o ânus após a evacuação.