O ato de roer as unhas está muito associado ao estresse e à ansiedade. Em muitos casos, a pessoa nem percebe, mas o hábito pode gerar lesões nos dedos e na boca.
Getty Images
A prática é tão comum que tem até um termo médico: onicofagia. Pensando nisso, enumeramos para você 7 dicas muito úteis para deixar de roer as unhas. Vamos lá?
Getty Images
Manter as unhas curtas é um primeiro passo para evitar roê-las em momentos de estresse. O uso de uma lixa também pode ajudar.
Getty Images
Unhas roídas costumam ser causadas por picos de estresse e ansiedade. Por isso, consultar um psicólogo ou um médico especializado é importante para tratar a fonte do problema.
Getty Images
Uma estratégia eficiente é aplicar um esmalte amargo nas unhas, capaz de tornar a ação pouco prazerosa. Várias marcas vendem produtos específicos para isso.
Getty Images
Unhas postiças não resolvem o problema, mas ajudam a poupar suas unhas naturais e cutículas. Por isso, usá-las pode ser uma boa estratégia em casos de lesões constantes nos dedos.
Getty Images
Roer unhas é um hábito. Por isso, assim como ocorre no tratamento de tabagismo, é possível substituir esse hábito por outro mais saudável. Apertar bolinhas de estresse, mascar chicletes ou morder outro objeto mais seguro são algumas opções.
Getty Images
Hobbies são muito úteis no tratamento do estresse, além de diminuir o tédio. Aprender a tocar um instrumento musical, costurar, cozinhar e desenhar são algumas opções interessantes.
Getty Images
Estudos mostram que as atividades físicas, especialmente aeróbicas, são muito eficientes no combate aos sintomas da ansiedade.