Publicidade
Inovação e cuidado integral para enfrentar os desafios da saúde da próxima década
Os debates discutem os problemas e demandas do setor deste e dos próximos anos, como a crise dos planos de saúde, os riscos da insegurança alimentar e as mudanças demográficas e epidemiológicas, sob a ótica de como enfrentá-las com inovação, tecnologia e cuidado integral do paciente. Vamos mostrar os potenciais da inteligência artificial, as promessas de novos tratamentos e a importância de ferramentas de gestão no uso consciente de recursos.
Veja a opinião de quem já participou do Summit Saúde em 2022
Agenda
5
OutubroInovação e cuidado integral para enfrentar os desafios da saúde da próxima década
Os debates discutem os problemas e demandas do setor deste e dos próximos anos, como a crise dos planos de saúde, os riscos da insegurança alimentar e as mudanças demográficas e epidemiológicas, sob a ótica de como enfrentá-las com inovação, tecnologia e cuidado integral do paciente. Vamos mostrar os potenciais da inteligência artificial, as promessas de novos tratamentos e a importância de ferramentas de gestão no uso consciente de recursos.
-
9h
Abertura oficial
-
9h10
Palestra Os impactos das mudanças climáticas na saúde das pessoas
Keynote speaker:
-
9h40
PAINEL 1 Inteligência artificial na saúde: benefícios e riscos
Quais são os principais usos e promessas da inteligência artificial na saúde, desde algoritmos de predição de doenças até máquinas que podem ajudar o médico a definir o melhor tratamento. Vamos discutir ainda se bots como o ChatGPT poderiam auxiliar pacientes a cuidar da própria saúde. Discutiremos ainda as limitações e riscos do uso da inteligência artificial na saúde para que ela não aprofunde desigualdades ou tome decisões com base em vieses.
-
10h25
PAINEL 2 Das células CAR-T à possível cura para o Parkinson: o que esperar das terapias gênica e celular
Vamos explorar em detalhes as potencialidades e promessas das terapias gênicas e celulares no tratamento de doenças graves, algumas que hoje não têm cura. Temos o exemplo mais notável, que é o das células CAR-T, já com resultados surpreendentes contra alguns tipos de câncer. Vamos falar de outros possíveis usos dessas terapias, como estudos que estão testando a técnica para curar (ou ao menos interromper os efeitos) de doenças como o Parkinson.
-
11h10
Painel complementar Câncer de pulmão: como melhorar o prognóstico dos pacientes brasileiros?
-
11h40
PAINEL 3 Crise nos planos de saúde: como garantir qualidade para usuários e sustentabilidade para o setor
No ano de 2022, as operadoras de planos de saúde tiveram déficit operacional e o maior índice de sinistralidade da série histórica. Ao mesmo tempo, clientes reclamam de altas mensalidades e piora no serviço. Nessa equação, entram elementos que desafiam as finanças do setor, como envelhecimento populacional, alto custo de tecnologias inovadoras e aumento da judicialização e das fraudes. Vamos mostrar como as operadoras estão enfrentando esse cenário e quais reformas precisam ser feitas na prestação de serviço para garantir a sustentabilidade do setor sem sacrificar a qualidade do atendimento nem excluir idosos.
-
12h30 – 14h
Intervalo para almoço
-
14h
Palestra
-
14h30
TED Talks Alimentação saudável e estilo de vida para viver mais e melhor
-
14h45
PAINEL 4 A importância da alimentação saudável na prevenção das doenças mais prevalentes no Brasil
Para além da questão estética perseguida quando se fala em dietas, a alimentação saudável vem se mostrando cada vez mais importante para evitar algumas das doenças mais prevalentes entre a população brasileira, como obesidade, diabetes e até alguns tipos de câncer. Vamos discutir por que o Brasil, com tanta produção agrícola e alta disponibilidade de alimentos in natura, vem aumentando o consumo de produtos industrializados, quais são os riscos disso para a saúde, de que forma uma alimentação saudável reduz a ocorrência de várias doenças e como garantir acesso a alimentos de qualidade a um número maior de pessoas.
-
15h30
Painel complementar Como as empresas estão contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, dentro e fora do ambiente de trabalho?
-
16h
PAINEL 5 Como o mercado de saúde está evoluindo para atender às novas demandas que surgem com o envelhecimento da população brasileira
O processo de envelhecimento populacional no Brasil ocorre de forma muito mais acelerada do que em outros países. A transição demográfica vivida em mais de cem anos na Europa ocorre no Brasil em menos de 30 anos. Se por um lado é uma boa notícia vermos nossa população vivendo mais, a rapidez do fenômeno traz desafios para o setor de saúde. Vamos mostrar o que o mercado tem feito para atender a essas novas demandas: adaptação das unidades hospitalares, com mais leitos para questões crônicas e centros de reabilitação; criação de startups que fazem gestão do cuidado para evitar que doenças crônicas acabem em complicações como infarto e AVC; criação de residenciais, condomínios adaptados para as necessidades de idosos, entre outros. Vamos falar também dos desafios que ainda temos no País, como o número insuficiente de geriatras e a falta de políticas de atenção para idosos com demência.
-
16h45
PAINEL 6 - Novas vacinas e os riscos da desinformação
Nos últimos anos, tivemos o desenvolvimento e a aprovação no Brasil e no mundo de novas vacinas (como as contra a dengue, vírus sincicial respiratório e a própria covid). Ao mesmo tempo que vemos novos produtos surgirem no mercado, segue preocupando o aumento do discurso antivacina no País, propagado até mesmo por alguns grupos de médicos. Vamos falar dos imunizantes mais promissores que podem chegar ao mercado nos próximos anos e de que forma evitar que os avanços na ciência sejam anulados por condutas negacionistas.
-
17h50
Painel complementar A força e a jornada delas: uma conversa sobre câncer em mulheres
-
18h
Encerramento | Eldorado Session
Diretor de Jornalismo do Grupo Estado
Eurípedes Alcântara

Formado em Economia pela USP e doutor em Economia pela UFRJ, com várias publicações na área de indústria e inovação. Foi assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação. Foi diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), secretário executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e presidente da Embrapii. A partir de janeiro de 2023, assumiu como diretor de Desenvolvimento Produtivo, Comércio Exterior e Inovação do BNDES.
Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDESJosé Luis Gordon

Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e membro do Comitê Científico da Harvard School of Public Health e do painel que estabeleceu as diretrizes de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde (OMS). É coordenador da plataforma de autópsia para uso em estudos de saúde pública, incluindo covid-19, e membro do Comitê Científico da Sociedade Internacional de Saúde Urbana.
Professor titular do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo (USP) e médico patologista Coordenador do Programa Pesquisa em Políticas Públicas.Paulo Hilário Nascimento Saldiva

Possui graduação em Economia pela USP, doutorado em Saúde Pública pela USP e pós-doutorado na Universidade Harvard. Recebeu em 2020 o Prêmio Abril e Dasa de Inovação Médica, e em 2022 recebeu o Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa da USP. É professor livre-docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da USP.
Professor de Inteligência Artificial em Saúde na Faculdade de Saúde Pública da USPAlexandre Chiavegatto Filho

Doutor em Medicina pela Erasmus University - Rotterdam, Holanda, professor-associado da Faculdade de Medicina da USP e orientador do Programa de Doutorado do Incor – FMUSP.
Médico do Departamento de Cardiologia Intervencionista do InCor, responsável pela realização das primeiras angioplastias com auxílio de IACarlos Campos

Suas pesquisas têm sido reconhecidas por diversos prêmios acadêmicos, incluindo o Google Research Awards for Latin America (2018-2021) e o Google Awards for Inclusion Research (2022). Seus interesses de pesquisa estão voltados para IA, mais especificamente Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural, com aplicações na Saúde.
Professora do Instituto de Computação da Unicamp e pesquisadora em IA Doutora em Ciência da Computação, com duplo diploma, pela UFMG e pela Sorbonne Université (França).Sandra Avila

Editora executiva do Estadão
Mediação: Luciana Garbin

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1993) e livre-docência pela mesma universidade em 1999. Atualmente é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Reitor da Escola Superior do Instituto Butantan, coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC-Cepid-Fapesp) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Terapia Celular (INCTC). É hematologista e hemoterapeuta e desenvolve pesquisas em biologia molecular e celular, células-tronco, antígenos eritrocitários e plaquetários, vírus (HIV, HTLV, Arbovírus, Coronavírus), expressão heteróloga de proteínas em sistemas celulares in vitro, terapias celulares avançadas com células mesenquimais e terapias para o câncer (CART-cells) e vacinas virais.
Diretor científico da Fundação Hemocentro da USP de Ribeirão PretoDimas Tadeu Covas

Doutor em Hematologia e Hemoterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atua como gerente médico do Departamento de Hemoterapia e Terapia Celular do Einstein, gerente do Centro de Competência Embrapii em Terapias Avançadas (Einstein) e professor-assistente da Pós-Graduação Médica da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Fellow do New York Blood Center (1989) e ex-gerente médico da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo (1990-1994).
Gerente médico da Hemoterapia e Terapia Celular do EinsteinJosé Mauro Kutner

Com passagens por grandes nomes da indústria farmacêutica, como Pfizer e Roche, e atuação de destaque na promoção de acesso a medicamentos inovadores, educação médica e liderança, Lenio Alvarenga é o responsável por impulsionar a atuação das áreas terapêuticas nas quais a empresa atua. O executivo é formado pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo.
Diretor médico da Novartis BrasilLenio Alvarenga

Editora executiva do Estadão
Mediação: Luciana Garbin

Oncologista clínica e pesquisadora do Instituto D’Or. Presidente do GBOT e diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT)Clarissa Baldotto

É doutor em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da USP, coordenador da Comissão Científica de Câncer da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, e membro da International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC)
Coordenador da Comissão Científica de Câncer da Sociedade Brasileira de Pneumologia e TisiologiaGustavo Faibischew Prado

Empreendedora social, jornalista e artista plástica.
Fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela VidaMarlene Oliveira

Jornalista
Mediação: Rita Lisauskas

Engenheiro de Eletrônica pelo ITA, com mestrados em Engenharia Elétrica e em Economia pela Unicamp e pela Universidade de Cambridge. Ocupou cargos de destaque no governo federal, na Presidência da República, no Tesouro Nacional e na Secretaria de Política Econômica. Foi secretário executivo e ministro de Estado do Ministério da Previdência e Assistência Social. Atuou como consultor em Previdência, diretor executivo da Fenasaúde.
Superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde SuplementarJosé Cechin

Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, com especialização em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP e em Direito do Estado e Regulação FGV/RJ.
Presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) Atual vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil.Renato Freire Casarotti

Médico, com MBA em Gestão de Saúde pelo Insper e 25 anos de atuação. Há 10 anos na Care Plus, atualmente é responsável técnico junto aos órgãos regulatórios e por garantir as melhores práticas clínicas oferecidas aos beneficiários e clientes da operadora.
Diretor de Saúde da Care PlusRicardo Salem

Advogada e engenheira, foi presidente da PróGenéricos, diretora de Inovação e Acesso da Interfarma e head regional de Biossimilares da Merck. No setor público, atuou no Ministério da Saúde e na Anvisa, onde esteve à frente do projeto de lançamento do cartão SUS e da implementação da política de medicamentos genéricos no Brasil.
Diretora-executiva da FenaSaúdeVera Valente

Repórter especial do Estadão e mestra em saúde pública
Mediação: Fabiana Cambricoli

Alessandra Feltre é nutricionista por formação e paixão, com mais de 15 anos de prática clínica, mais de 13.800 pacientes e alunas e autora do livro 40+ Saúde Feminina. Estudou com os melhores especialistas do universo da nutrição e acredita que genética não é destino, que bons hábitos e desejo de viver mais e melhor fazem toda a diferença.
NutricionistaAlessandra Feltre

Vice-presidente pela América Latina da World Obesity Federation (WOF). Membro do Comitê de Cuidados Clínicos da World Obesity Federation. Editor-associado dos periódicos Clinical Obesity e Archives of Endocrinology and Metabolism. Chefe do Grupo de Controle de Peso do Hospital 9 de Julho. Investigador clínico principal em Endocrinologia da BRTrials.
Endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP/Md/PhD Presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem)Bruno Halpern

Tem formação e mestrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Nupens). Atualmente, faz pós-doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP em parceria com a Harvard T.H. Chan School of Public Health. É professora do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Nutricionista e doutora em Saúde ColetivaMaria Alvim

Diretora da Divisão de Nutrição e Dietética, Hospital Universitário, Universidade de São Paulo (HU/USP) e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)
Professora-associada do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (FSP/USP)Nágila Raquel Teixeira Damasceno

Editora de saúde e bem-estar no Estadão
Mediação: Thaís Manarini

Conduz um amplo programa de inovação e transformação digital da empresa para ampliação e integração do portfólio de soluções de atendimento das necessidades atuais e futuras dos clientes. Passou por várias áreas, tendo iniciado sua carreira em auditoria e se especializado em consultoria tributária internacional, área em que assessorou grandes empresas nacionais e multinacionais em temas diversos. Formado em Direito e Contabilidade, com cursos internacionais de especialização ministrados por Insead, Kellogg School of Management e Harvard. Também é palestrante frequente em conferências e seminários internacionais da EY em diversos países.
CEO da EY BrasilLuiz Sergio Vieira

Atuou como gerente de Produção de Componentes de Motores, diretor de Logística, vice-presidente de Compras Corporativas e vice-presidente sênior de Operações América do Sul. Além da forte atuação na América do Sul, em 2008 foi vice-presidente de Compras da Schaeffler na Ásia. Formado em Engenharia Mecânica e de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas.
Presidente e CEO da Schaeffler América do SulMarcos Antonio Zavanella

Formado em Administração de Empresas, com especialização em Finanças Corporativas, o executivo trabalha há 26 anos em companhias abertas, passando pelos setores de saúde, seguros, energia elétrica, petróleo e gás, além de auditoria. É também CEO da rede Americas de hospitais.
CEO da UnitedHealth Group no BrasilRicardo Bottas

Âncora da BandnewsFM e apresentadora do Programa Humanamente
Mediação: Roberta Russo

Médica pneumopediatra, com MBA Executivo pela FIA e com mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, de biotecnologia e de tecnologia médica, incluindo empresas como Roche, AbbVie, Amgen e Edwards LifeSciences.
Diretora médica executiva da AstraZeneca BrasilKarina Fontão

Médica com mestrado em Epidemiologia e doutorado em Envelhecimento; ex-diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ex-CEO da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e atual CEO do Laços Saúde.
CEO do Grupo Laços SaúdeMartha Oliveira

Professor titular de Neurologia, chefe do Setor de Neurologia do Comportamento e coordenador do Núcleo de Envelhecimento Cerebral (Nudec) da Escola Paulista de Medicina/Unifesp
Neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)Paulo Henrique Ferreira Bertolucci

Iniciou sua carreira na empresa em 2010 como gerente financeiro para a América Latina, cargo que ocupou por três anos. Em seguida, passou dois anos como diretor de Serviços para o Brasil antes de liderar a área de Serviços para toda a América Latina até 2019. Antes de ingressar na GE HealthCare, ocupou cargos na Ford e na Legrand. Formado pela Escola de Negócios da PUC-RS, cursou também a Universidade da Califórnia (Berkeley) e possui MBA pela Business School São Paulo.
Presidente e CEO da GE Healthcare para a América LatinaRafael Palombini

Repórter especial do Estadão e mestra em saúde pública
Mediação: Fabiana Cambricoli

Médico com doutorado em Imunologia e pós-doutorado em Desenvolvimento de Vacinas e Imunologia de Doenças Infecciosas. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e professor visitante na Johns Hopkins School of Public Health. Professor de Imunologia Médica e diretor de Ensaios Clínicos do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha com desenvolvimento de vacinas desde a pesquisa básica até os testes clínicos.
Professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Helton da Costa Santiago

Membro do Grupo Consultivo da Vaccine Safety Net (OMS) e também presidente do DC Imunizações da Soperj
Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)Isabella Ballalai

Possui uma carreira sólida como executivo da área comercial, somando mais de 20 anos de atuação no varejo farmacêutico. Administrador graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com passagem pelas empresas Raia Drogasil e Pague Menos, possui ampla experiência nas frentes de Gestão de Compras, Gestão de Categorias e Marketing/CRM.
Diretor comercial e de Marketing no Grupo DPSPMarcos Colares

Sólida experiência acadêmica e na indústria farmacêutica, sobretudo em oncologia. É pediatra formada pela UFRJ e com mestrado em Ciências pela USP. Desde 2017 na MSD, é responsável por todas as operações e assuntos médicos da farmacêutica.
Diretora médica da MSD BrasilMarcia Abadi

Editora de saúde e bem-estar no Estadão
Mediação: Thaís Manarini

Post Doc em Oncologia Harvard University; idealizadora do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, EVA; chair ginecologia Oncológica Lacog; oncologista DOM e Oncoclínicas, e diretora da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Oncologista, professora e pesquisadora da Universidade de Minas Gerais (UFMG)Angélica Nogueira-Rodrigues, MD PhD

Sólida experiência acadêmica e na indústria farmacêutica, sobretudo em oncologia. É pediatra formada pela UFRJ e com mestrado em Ciências pela USP. Desde 2017 na MSD, é responsável por todas as operações e assuntos médicos da farmacêutica.
Diretora médica da MSD BrasilMarcia Abadi

Âncora da BandnewsFM e apresentadora do Programa Humanamente
Mediação: Roberta Russo

Cantora, vencedora do prêmio Grammy Latino
Mariana Aydar

Summit Saúde 2022: confira na íntegra a última edição
Notícias
Siga-nos
100% online, gratuito e ao vivo 17 a 21 de outubro de 2022