4 neurotransmissores que potencializam a saúde mental

Nem só de neurônios se faz uma boa sinapse. O mecanismo que mantém o cérebro a todo vapor também conta com o apoio de neurotransmissores.

Liberados por células nervosas, eles carregam mensagens que impulsionam sensações, como a alegria de comer uma torta de chocolate.

Das dezenas de neurotransmissores que seu corpo sintetiza, quatro merecem destaque quando o assunto é bem-estar: dopamina, ocitocina, serotonina e endorfina. Eles também atuam como hormônios, circulando na corrente sanguínea.

1. Dopamina

Seus receptores estão em várias partes do cérebro, principalmente no sistema límbico, cujo "superpoder" é regular mecanismos de prazer e recompensa. Assim, a dopamina é uma grande aliada das emoções. Para aumentá-la, aproveite bem o sol, faça ao menos 150 horas semanais de exercícios físicos, evite açúcar, sódio e gordura saturada e tenha um sono de qualidade.

2. Ocitocina

Seus principais receptores estão no hipocampo e na amígdala, áreas do cérebro envolvidas na relação com o outro. Por isso, esse neuro-hormônio fomenta a empatia e vínculos sociais. O contato físico e a adoção de um pet podem aumentar a produção de ocitocina, que, não por acaso, leva a fama de ser a "molécula do amor". 

3. Serotonina

Produzida majoritariamente no trato gastrointestinal, a serotonina ajuda a regular o apetite, o humor, a memória, a temperatura corporal e o ritmo cardíaco. Aumentar o nível de serotonina passa por se exercitar, tomar de 15 minutos a 20 minutos de sol por dia (antes das 10h e depois das 16h) e ingerir carboidratos complexos.

4. Endorfina

Capaz de melhorar o humor e a memória, a endorfina é considerada um analgésico natural, auxiliando no combate ao estresse. A prática regular de exercícios físicos e a ingestão de alguns alimentos, como morango, laranja e chocolate (com moderação), estimulam a ação desse neurotransmissor.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!