O azeite de oliva é considerado "ouro líquido" devido a seus benefícios para a saúde.
Getty Images
Extraído da azeitona, o azeite de oliva é consumido há mais de 8 mil anos. Durante os períodos de guerra, o líquido chegou a ser usado para tratar feridas e aliviar as dores dos feridos em combate.
Getty Images
O consumo regular de azeite de oliva ajuda a proteger o coração, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Suas propriedades anti-inflamatórias também previnem doenças cardiovasculares.
Getty Images
As pesquisas indicam que o azeite pode ser um aliado no combate à diabete do tipo 2. Sua capacidade de regular o açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina contribui para reduzir o risco da doença.
Getty Images
Os antioxidantes presentes no azeite protegem o cérebro contra danos oxidativos, reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Sua ação anti-inflamatória também pode melhorar a saúde cerebral.
Getty Images
O azeite de oliva é rico em vitamina K, que desempenha um papel essencial para a formação de proteínas que participam do processo de mineralização óssea. Dessa forma, o alimento contribui para fortalecer os ossos e previne problemas como a osteoporose.
Getty Images
O azeite de oliva extravirgem tem propriedades anti-inflamatórias naturais, proporcionando alívio para dores crônicas, articulares e musculares. Seus compostos atuam de forma semelhante à de medicamentos anti-inflamatórios, portanto trata-se de um aliado valioso para a saúde.