Atividade física: 4 benefícios para a saúde mental

Entenda por que se exercitar faz bem à sua mente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a população adulta faça semanalmente de 150 minutos a 300 minutos de atividade física moderada ou de 75 minutos a 150 minutos de atividade física intensa.

E os exercícios não impactam apenas o metabolismo: a saúde mental também ganha com isso. Conheça 4 benefícios da prática.

1. Reduz o risco de depressão

Exercícios físicos têm potencial preventivo quando o assunto é depressão. Um estudo da Universidade de Harvard, por exemplo, mostra que 15 minutos diários de caminhada reduzem em 26% os riscos de desenvolver esse transtorno.

A atividade física regular ajuda a melhorar a qualidade do sono. Quem se exercita dorme com mais facilidade e descansa de forma mais profunda. Mas, atenção: é indicado praticar até duas horas antes de ir para a cama.

2. Melhora a qualidade do sono

A prática de exercícios aumenta os níveis de endorfina, serotonina e dopamina - neurotransmissores que também atuam como hormônios e são associados à alegria.

3. Ajuda a liberar os neurotransmissores da felicidade

Quando você se coloca em movimento, tende a focar mais no presente e a aprimorar sua percepção corporal, o que te afasta do estresse. Além disso, atividades que podem ser feitas em grupo ajudam a ampliar seu círculo de amigos, beneficiando sua relação com os outros.

4. Ajudam a tratar a ansiedade

Gostou deste conteúdo? Acesse a matéria completa no Summit Saúde para saber mais sobre esse assunto.