Getty Images
Na hora de começar a praticar uma atividade física aeróbica, é comum que as pessoas se perguntem: Será que é melhor correr ou caminhar?
Getty Images
Embora muitos acreditem que a corrida seria uma resposta óbvia, a realidade não é bem assim. É preciso compreender o contexto antes de tomar essa decisão.
Getty Images
De fato, a corrida é um exercício mais completo, capaz de gastar diversas calorias, fortalecer a musculatura das pernas e elevar os níveis metabólicos do corpo com maior efetividade, porém também pode gerar efeitos colaterais.
Getty Images
Pessoas com problemas nos joelhos e/ou tornozelos ou com excesso de peso corporal podem acabar tendo complicações sérias durante a prática da corrida.
Getty Images
O impacto nas articulações é o principal problema, o que torna necessário um equipamento adequado de treino para executar a atividade de forma segura.
Getty Images
A caminhada, por outro lado, é mais segura e leve para quem está começando, além de bastante eficaz. Ela é capaz de aumentar o metabolismo moderadamente, queimar calorias e ajudar no condicionamento físico.
Getty Images
Para pessoas mais idosas, sedentárias, com problemas articulares ou excesso de peso corporal, a caminhada é uma escolha mais segura e fácil de encaixar na rotina.
Getty Images
A prática de exercícios é muito benéfica, e conciliar as duas atividades pode ser uma boa alternativa. Também pode ser interessante incorporar outros tipos de exercício, como a musculação.
Getty Images
Outra opção para quem tem problemas articulares, mas não dispensa uma atividade aeróbica de maior intensidade, é o ciclismo. A anatomia da bicicleta ajuda a colocar o joelho em uma posição mais confortável, sem absorver tanto impacto quanto em uma corrida.