Candidíase masculina: ela existe?

Getty Images

A candidíase é uma doença causada por uma levedura (fungo) conhecida como cândida. Esse fungo habita a região genital das mulheres naturalmente.

Getty Images

Porém, quando existe algum tipo de desregulagem hormonal ou baixa imunidade, a cândida pode gerar uma infecção, conhecida como candidíase.

Getty Images

Apesar de ser mais comum na genitália feminina, a candidíase pode ocorrer em outras áreas do corpo, como na pele e no intestino.

Getty Images

Por isso, a candidíase pode afetar os homens também, especialmente em regiões úmidas, como boca, axila, virilha e dedos do pé.

Getty Images

Mas e a genital masculina, também pode ser afetada? Sim! Embora seja mais rara, existe uma condição conhecida como candidíase peniana, que gera sintomas similares aos da vaginal.

Getty Images

Esses sintomas consistem em dor, coceira e vermelhidão na região da infecção, secreção esbranquiçada e dor no momento de urinar.

Getty Images

A candidíase acontece com maior frequência em pessoas com as seguintes condições de saúde: – diabete; – câncer; – HIV positivo; – que fazem uso excessivo de antibióticos; – gestantes.

Getty Images

Em homens, a falta de higiene e a relação sexual com outra pessoa infectada podem contribuir para o aparecimento da infecção.

Getty Images

O tratamento consiste em medicamentos antifúngicos no formato de gel, creme ou comprimido via oral.

Getty Images

Caso você apresente candidíase no pênis, é importante consultar um médico urologista. Para casos de infecção na pele, um dermatologista é o profissional indicado.

Gostou do conteúdo? Você pode nos ajudar muito compartilhando-o com seus amigos!