Dormir bem ajuda a prevenir doenças. Saiba como melhorar a qualidade do seu sono.
Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 65% dos brasileiros não dormem bem. O número preocupa porque o descanso é uma necessidade vital. Confira quatro dicas para não sofrer com a insônia.
É fundamental que você tenha horário para dormir e acordar, mas não é só isso. Também é preciso estabelecer momentos fixos para as refeições. Ter esse controle pode deixar seu corpo menos estressado.
Quando você vai para a cama, é hora do organismo descansar, então, não faz sentido lotá-lo de comida para digerir. Se ainda assim estiver com fome antes de deitar, opte por uma fruta ou algo mais leve.
Não leve o celular ou o notebook para a cama. Evite luz forte, ruídos e poluição visual no espaço em que você dorme, sua mente deve associar o lugar a um refúgio calmo e livre de preocupações.
Lembre-se de que você não pode resolver um grande problema às duas da manhã, então, relaxe. Não alimente sentimentos paranóicos, tente focar em imagens que te acalmem e te afaste da lembrança de problemas triviais. A velha dica de contar carneirinhos, por exemplo, cai como uma luva.
Caso ache que a má qualidade do seu sono esteja fugindo do controle, busque ajuda médica. Há vários transtornos associados ao descanso que podem causar problemas ainda maiores a longo prazo. Portanto, recorrer a um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar.