Como evitar cáries?

Mais de 2,4 bilhões de pessoas no mundo têm cáries, mas a doença bucal pode ser facilmente prevenida.

Getty Images

As cáries se formam a partir de uma placa bacteriana na superfície dental. As bactérias metabolizam os açúcares, produzindo ácidos que atacam o esmalte dos dentes.  A acidez causa a desmineralização dos dentes, criando pequenas cavidades que podem se estender para as camadas mais internas.

Getty Images

A prevenção é a melhor forma de tratamento para a cárie e envolve a adoção de uma rotina de cuidados dentários e do acompanhamento regular com um dentista.

Como prevenir a cárie?

Getty Images

Açúcar e carboidratos fermentáveis alimentam as bactérias presentes na boca, resultando na produção de ácidos que danificam o esmalte dos dentes.  Reduza o consumo de doces, refrigerantes, sucos açucarados e alimentos ricos em carboidratos refinados.

Cuide da dieta

Getty Images

Escovar os dentes, principalmente com um creme dental com flúor, contribui para remover a placa bacteriana, evitando sua evolução para uma cárie. A escovação deve ser realizada 30 minutos após as refeições, pelo menos três vezes ao dia.

Escove os dentes

Getty Images

O uso regular do fio dental é uma parte essencial da higiene bucal e ajuda a prevenir cáries, principalmente nas áreas onde a escova de dentes não alcança adequadamente. O fio deve deslizar de forma suave entre os dentes para não machucar a gengiva.

Utilize fio dental

Getty Images

Após escovar e utilizar o fio dental, o uso de enxaguante bucal contribui para remover o resto de alimentos e reduzir a quantidade de bactérias na boca, diminuindo os riscos de desenvolvimento de cáries.

Use enxaguantes bucais

Getty Images

O tabagismo e o consumo de álcool contribuem para a diminuição da quantidade de saliva na boca, facilitando a proliferação de bactérias.  Além disso, o tabaco enfraquece o esmalte dos dentes, e a bebida alcoólica tem altos teores de açúcares, o que aumenta as chances de a cárie se desenvolver.

Evite fumar e beber álcool

Gostou deste conteúdo?  Compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre saúde e bem-estar.