Conexões sociais trazem inúmeros benefícios para a saúde e podem aumentar a qualidade e a expectativa de vida.
Getty Images
Os cientistas descobriram que as relações sociais — de amizade, familiares, românticas e profissionais — influenciam a biologia do corpo e trazem benefícios para a saúde mental e física. Por sua vez, a solidão está ligada a problemas de saúde e depressão.
Getty Images
As relações pessoais saudáveis ajudam a reduzir o estresse e promover a sensação de bem-estar. Dessa forma, previnem e tratam problemas como ansiedade e depressão, além de fortalecer o sistema imunológico. Tudo isso contribui para maior longevidade e melhor qualidade de vida.
Getty Images
No entanto, nem todas as relações são saudáveis. Em um relacionamento tóxico, a comunicação é negativa, as interações são frequentemente conflituosas, há desrespeito e falta de consideração no que se refere às necessidades e aos sentimentos do outro, e pode haver abuso emocional, físico ou sexual.
Getty Images
Manter um relacionamento saudável requer esforço e comprometimento de ambas as partes em uma comunicação aberta que permita tanto a expressão das necessidades e dos sentimentos quanto a escuta atenta.
Getty Images
Os conflitos podem surgir em qualquer relacionamento, mas é importante resolvê-los de maneira construtiva, tratando o outro com respeito e consideração às opiniões e escolhas.
Getty Images
É importante dedicar tempo para fazer atividades juntos e se divertir, mesmo que seja apenas por alguns minutos ao dia. Quando necessário, seja solidário e ofereça apoio emocional. No entanto, é importante manter a individualidade, respeitando as necessidades e os interesses de cada um.