Assim como os músculos do corpo, o cérebro pode ser treinado para dormir mais rápido e proporcionar uma noite de mais qualidade.
Dormir bem é importante para a saúde física e mental, evitando o risco de doenças cardiovasculares, diabete e até obesidade, além de melhorar a produtividade e a qualidade de vida. Não importa a idade, a higiene do sono é fundamental para o organismo.
Os cuidados para dormir bem devem ser realizados muito antes de ir para a cama. A higiene do sono é um conjunto de hábitos saudáveis para ajudar o corpo a descansar de forma apropriada. Confira seis ações que ajudam a ter uma boa noite de descanso.
Vá para a cama e se levante no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana. Ser consistente reforça o ciclo de sono e vigília do corpo. Reserve, pelo menos, sete horas para dormir.
Não faça refeições pesadas antes de dormir nem vá para a cama com fome. Nicotina, cafeína e álcool devem ser evitados, porque substâncias estimulantes levam horas para ser eliminadas do corpo e podem interferir no sono.
Mantenha o cômodo fresco, escuro e silencioso. A exposição à luz à noite pode tornar mais difícil adormecer. Evite o uso prolongado de telas emissoras de luz, como televisão e celular, antes de dormir.
Dormir muito durante o dia pode interferir no sono noturno. Cochilos diurnos devem durar, no máximo, meia hora. Se você trabalha à noite, pode precisar tirar uma soneca no fim do dia, antes do trabalho, para ajudar a se manter desperto.
A atividade física regular ajuda a promover um sono melhor. No entanto, os exercícios devem ser praticados até quatro horas antes de dormir. Se o organismo estiver muito ativo à noite, será mais difícil pegar no sono.
Ansiedade e estresse são duas condições que podem afetar a qualidade do sono. Se estiver com a mente cheia, reserve alguns momentos de meditação para auxiliar a aliviar a inquietude do cérebro e propiciar uma boa noite de descanso.