Em que momento deve-se buscar um psiquiatra?

O psiquiatra é o médico especializado em diagnóstico e tratamento de transtornos mentais.

Getty Images

O médico psiquiatra é capaz de identificar a doença ou o transtorno pelo qual o paciente está passando e receitar a medicação correta para cada caso.

Getty Images

Mais do que isso, esse profissional acompanha o paciente durante seu processo de luta contra a doença, controlando as doses dos medicamentos administrados e realizando testes para entender melhor a situação.

Getty Images

Embora a busca por um profissional de saúde seja sempre a conduta mais indicada, nem sempre se trata de um quadro de enfermidade.

Getty Images

Alguns sintomas, como tristeza profunda, crises de ansiedade, comportamentos anormais e dificuldades com o sono, podem indicar doenças, mas muitas vezes apenas refletem um momento ruim da vida do paciente.

Getty Images

Por isso, em um primeiro momento, a melhor ideia é procurar um profissional já conhecido, como um psicólogo, clínico geral ou médico de família, que acompanhe sua rotina e entenda como você se comporta.

Getty Images

Na maior parte das vezes, os psiquiatras buscam combater doenças mentais, pensando nos melhores medicamentos para cada situação. 

Mas por que não diretamente o psiquiatra? 

Getty Images

Porém, nem todo sintoma significa necessariamente que a pessoa precisa de tratamento com esse tipo de abordagem. É aí que entram o médico já conhecido e a figura do psicólogo.

Getty Images

Eles buscam entender o contexto do paciente, acontecimentos de sua vida, rotina, alimentação e várias outras informações antes de prescrever um remédio. Ter um médico generalista de confiança é fundamental para qualquer pessoa.

Getty Images

Caso de fato o paciente não  apresente melhora com esses profissionais, o psiquiatra deve entrar em ação para ir a fundo no diagnóstico e combater a condição.

Getty Images

O médico psiquiatra é um profissional muito importante! Entretanto, como todo especialista, deve ser consultado após um atendimento prévio realizado por médicos generalistas e psicólogos que já têm conhecimento do paciente e de sua rotina e podem identificar, assim, problemas sociais e comportamentais, além das doenças mentais. 

Não entenda errado! 

Getty Images

Claro que o psiquiatra não vai receitar remédios por qualquer motivo! Em casos leves, esse profissional provavelmente indicará acompanhamento psicológico e medicamentos fitoterápicos, que já poderiam ser prescritos por um médico generalista.

Getty Images

Então, qual é o momento certo de se procurar um psiquiatra? • Após a indicação de médicos generalistas e/ou psicólogos. • Em caso de comportamentos muito agressivos ou suicidas, que exijam medicação imediata.

E aí, curtiu? Você pode nos ajudar compartilhando este conteúdo!