Fascite plantar: entenda como acontece

Dores na sola do pé e no calcanhar são especialmente comuns em pessoas acima de 30 anos e podem estar associadas a diversos fatores, como excesso de peso e uso de calçados inadequados.

Uma das condições mais comuns que causam dores nessa região é a fascite plantar, que ocorre a partir da lesão na fáscia plantar, uma área densa de tecido conjuntivo que recobre a musculatura da sola do pé.

Getty Images

Getty Images

O nome “fascite”, na realidade, é equivocado, já que ele sugere uma inflamação da fáscia. Porém, não é uma inflamação o que ocorre nesse tecido, e sim uma lesão por repetição ou excesso de peso. O termo correto é “fasciose plantar”.

Getty Images

As dores costumam ser mais fortes durante a manhã e após longos períodos de repouso, sentida principalmente no calcanhar. Muitos pacientes relatam a sensação de “choque” de baixo para cima.

Sintomas

Getty Images

De modo geral, a dor some alguns minutos depois da aplicação de peso na região, mas pode voltar com alguma intensidade durante outros momentos do dia em que a musculatura é exigida.

Getty Images

Algumas causas possíveis para a fasciose plantar são: obesidade e falta de musculatura nas pernas; pé chato; pé pronado; uso excessivo de salto alto e uso de calçados inadequados.

Getty Images

O diagnóstico é feito com exames clínicos, já que o raio X não costuma ser muito eficiente na identificação. Porém, em casos mais graves, ressonâncias magnéticas e radiografias podem auxiliar na identificação da condição.

Getty Images

O tratamento para a fasciose plantar em casos comuns é relacionado a mudança de hábitos e contenção de danos, como: evitar correr e andar descalço; alongamentos, massagens e fisioterapia para aliviar a tensão; uso de talas noturnas para imobilizar o pé e evitar todo tipo de atividade que cause impacto na musculatura da sola do pé.

Tratamento

Getty Images

Em casos mais graves, médicos podem prescrever o uso de corticoides, anti-inflamatórios e gesso para imobilizar completamente a região. Também existem exames com ondas de pressão de som que, apesar de ainda experimentais, podem aliviar a dor. Em casos extremos, uma cirurgia para liberar a pressão da fáscia plantar pode ser indicada.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre saúde e bem-estar.