Não existe um remédio para acabar com a afta, mas há maneiras de aliviar a dor e outros sintomas da lesão na boca
A afta é uma lesão bucal que se apresenta como uma úlcera aberta, esbranquiçada, com bordas vermelhas e, muitas vezes, dolorosa. Ela ocorre geralmente na superfície da mucosa bucal, na língua, no lábio interno, na bochecha, no céu da boca e, mais raramente, na garganta.
Getty Images
Getty Images
As causas precisas das aftas ainda não são conhecidas, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento das lesões, como o consumo de alimentos picantes ou ácidos, estresse, mudanças hormonais, predisposição genética e refluxo gástrico, além de traumas na boca, queimaduras e presença de vírus ou bactérias.
Getty Images
Não há evidências científicas conclusivas que associem infecções sexualmente transmissíveis (IST) como uma causa direta de aftas. No entanto, algumas IST, como herpes genital, podem causar lesões na região da boca que se assemelham a aftas.
Getty Images
O tratamento da afta pode incluir medidas de autocuidado, como evitar alimentos que possam piorar o quadro, por exemplo frutas cítricas, além de manter boa higiene da boca. O uso de pomadas ou cremes analgésicos pode ser útil para aliviar os sintomas, desde que prescritos por médico ou dentista.
Getty Images
Se a afta persistir por mais de dez dias, estiver presente na garganta ou for acompanhada por febre, dor de cabeça, dificuldade para engolir e perda de peso, é importante procurar um dentista ou médico para fazer uma avaliação mais detalhada.