Unsplash
A apneia do sono, ou Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (Saos), é um distúrbio que obstrui as vias aéreas durante o sono e afeta pessoas de diferentes idades. Sua principal característica é a interrupção da respiração, levando a consequências graves.
Pexels
As causas da apneia do sono envolvem obesidade, estrutura anatômica da garganta e da mandíbula, tamanho da língua, amígdalas ou adenoides aumentadas. Além disso, fatores genéticos, histórico familiar e estilo de vida podem contribuir para o desenvolvimento do distúrbio.
Pixabay
A apneia do sono apresenta riscos significativos para a saúde. Os principais incluem o aumento das chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, doença arterial coronariana e arritmias, além de maior probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC).
O tratamento da apneia do sono envolve um dispositivo que fornece um fluxo de ar constante para manter as vias respiratórias abertas. Outras opções são dispositivos de avanço mandibular e cirurgias para remover obstruções físicas. A adoção de hábitos saudáveis contribui para a melhora do distúrbio.