Cerca de uma em cada três mulheres terá infecção urinária em alguma fase da vida, mas a doença também é comum em homens
A infecção urinária é qualquer inflamação que acomete a uretra, a bexiga, os ureteres e os rins. É um dos tipos de infecção bacteriana mais comuns em humanos, sendo normalmente leve; no entanto, casos mais graves podem levar à morte.
Mais de 75% das infecções do trato urinário são provocadas por Escherichia coli. Por terem um canal urinário mais curto, as mulheres são mais acometidas pela inflamação, pois a bactéria consegue chegar com mais facilidade à bexiga.
Os principais sintomas da infecção urinária são vontade de urinar com frequência, ardência ao urinar, dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre, além de febre e urina turva. Nos casos mais graves, pode haver sangue na urina.
Alimentos ricos em açúcar, cafeína, farinha branca, bem como carnes processadas e bebidas alcoólicas devem ser evitados por quem está com infecção urinária, porque essas substâncias contribuem para as crises da doença.
Beber água em abundância ajuda a diluir a urina e expelir as bactérias do organismo. Alimentos como cebola, melancia, pepino e cenoura contribuem para evitar a infecção urinária e aliviar a ardência ao urinar.
Além de consumir água com frequência, ir ao banheiro sempre que tiver vontade e fazer a higiene de órgãos genitais e roupas íntimas, sobretudo após urinar ou manter relações sexuais, é essencial para prevenir infecções urinárias.
O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.