A diverticulite acontece quando a pressão dentro do cólon empurra a parede intestinal para fora, formando pequenas bolsas.
Getty Images
A condição é mais comum em pessoas acima de 40 anos e pode ocorrer em qualquer parte do cólon, mas geralmente se manifesta no lado esquerdo do intestino grosso.
Getty Images
A diverticulite pode levar à obstrução do cólon, gerando dores, constipação e diarreia, além da formação de bolsas de pus. Em casos graves, a condição causa perfuração do cólon e sangramentos. Se não tratada, a infecção pode se espalhar para outras partes do corpo e provocar sérias complicações.
Getty Images
A dor abdominal é o sintoma mais comum da diverticulite e, geralmente, é sentida no lado esquerdo inferior. Ela pode ser intensa e constante ou intermitente — e pode piorar com o tempo. Os sintomas também incluem náusea, vômito, febre, diarreia ou constipação, inchaço abdominal e sangramento retal.
Getty Images
O tratamento da diverticulite envolve jejum ou uma dieta líquida, mudanças na alimentação, antibióticos para combater a infecção e analgésicos para atenuar as dores abdominais. Pode ser necessária uma cirurgia para remover os divertículos inflamados, em casos mais graves.
Getty Images
Quem tem diverticulite precisa adotar uma dieta rica em fibras, frutas e verduras, evitando alimentos com gorduras saturadas, processados e laticínios. No caso das bananas, as maduras são mais difíceis de digerir, então as mais indicadas são as verdes. No entanto, um nutricionista deve ser consultado para avaliar caso a caso.