O que é otite? Conheça os tipos e o melhor tratamento

Getty Images

Otite é um nome genérico atribuído a infecções e inflamações no ouvido. Você conhece os tipos existentes, os sintomas e as formas de tratamento? Então vamos entender tudo isso!

Getty Images

As infecções no ouvido podem ser ocasionadas por vírus, bactérias ou fungos. Elas costumam causar bastante dor e coceira no local, gerando incômodo para o paciente.

Getty Images

A otite é bastante comum. Estima-se que a maioria das pessoas lidem com essa infecção pelo menos uma vez na vida.

Getty Images

São dois os tipos principais da doença: a otite média e a otite externa. A primeira acontece dentro da chamada orelha média, que engloba o tímpano, a câmara timpânica e alguns pequenos ossos. Em geral, ocorre por infecções bacterianas ou virais.

Getty Images

Existem três tipos de otites médias: a aguda, a secretória e a crônica. A infecção aguda causa muita dor imediata e some rapidamente.

Getty Images

A forma secretória pode ocorrer após um caso de otite aguda e consiste no acúmulo de fluidos na área da orelha média. E o tipo crônico da doença pode durar mais de três meses, causando um incômodo constante para o paciente.

Getty Images

Já a otite externa, como o próprio nome sugere, ocorre na parte da orelha externa. Muito comum em crianças, especialmente na alta temporada de praias, é causada por fungos que se beneficiam da umidade e pelo uso indevido de objetos.

Getty Images

Caso você sinta dor de ouvido, crônica ou aguda, ou observe líquidos estranhos saindo de sua orelha, é importante procurar um médico.

Getty Images

Alguns outros sintomas podem surgir com a infecção, como febre, tontura, dor de cabeça e perda parcial da capacidade auditiva.

Getty Images

O diagnóstico geralmente é feito por meio da observação da região auricular do paciente, com uma ferramenta chamada otoscópio.

Getty Images

Para evitar casos de otite, é importante tomar alguns cuidados: – não inserir cotonetes dentro do ouvido; – proteger os ouvidos ao entrar na água; – não se automedicar; – evitar o uso de objetos estranhos na região auricular.

Getty Images

O tratamento depende muito do tipo de infecção causada. Em casos de bactérias, são usados antibióticos; e, quando os responsáveis são fungos, a prescrição é de antifúngicos. Em casos crônicos, pode haver a recomendação de punções e outros tratamentos para aliviar as dores.

E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe para nos ajudar a chegar a mais pessoas!