O período de gestação gera uma série de mudanças hormonais e físicas. Conheça os primeiros sinais.
Getty Images
O atraso menstrual é um indicativo de que o corpo está se preparando para a gravidez. A menstruação é a descamação das paredes internas do útero e só ocorre quando não há fecundação.
Getty Images
Cerca de 80% das mulheres grávidas apresentam náuseas e vômitos durante o início da gravidez, especialmente no período da manhã. É um processo natural das mudanças do corpo.
Getty Images
Para que a fecundação ocorra de fato, é preciso que o óvulo se grude na parede uterina. Esse processo pode causar dores em algumas mulheres nas primeiras semanas após a fecundação.
Getty Images
As mudanças hormonais costumam aumentar a vontade de ter relações sexuais. Porém, em alguns casos, o oposto também pode ocorrer, variando em cada gestação.
Getty Images
Parte da preparação do corpo para receber o bebê está no crescimento das mamas e na produção de leite materno, fonte de alimento do recém-nascido. Isso faz que a grávida sinta alterações já no início da gestação, tanto no tamanho quanto na sensibilidade.
Getty Images
As mudanças hormonais também podem tornar mais difícil a tarefa de evacuar. Muitas mulheres reclamam do intestino preso no início da gestação, o que aumenta a necessidade de uma dieta balanceada e cheia de fibras.
Getty Images
Não é fácil preparar o corpo para a chegada de uma nova vida. As alterações hormonais fazem o humor da mulher se tornar mais inconstante. Portanto, é importante que o parceiro compreenda que isso pode ocorrer no processo.
Getty Images
Sustentar a gravidez demanda muito esforço do corpo da mulher. Por isso, é normal que ela sinta muito cansaço e um sono além do normal logo nas primeiras semanas de gestação.
Getty Images
As mudanças no corpo também podem causar alterações na percepção de equilíbrio. Juntamente com as náuseas, a tontura costuma ocorrer no período da manhã.
Getty Images
Os desejos por comida são causados pelo aumento da demanda nutricional e pelas mudanças hormonais da gravidez. É preciso compreender isso, mas tomar cuidado com exageros.