Pedra na vesícula: quais são as causas e os sintomas? 

A pedra na vesícula, também conhecida como cálculo biliar, é um acúmulo de materiais sólidos na vesícula biliar, um órgão cuja função é armazenar a bile produzida pelo fígado.

Getty Images

Nesse processo, o fígado costuma secretar um tipo de gordura denominada de colesterol, que compõe a maior parte dos resíduos encontrados na vesícula.

Getty Images

A bile, por sua vez, é um líquido que tem a função de ajudar a digestão de gorduras no intestino. Quando comemos e o corpo se prepara para o processo de digestão, a vesícula se contrai e expele a bile no intestino delgado por meio dos dutos biliares.

Getty Images

Quando existe um acúmulo grande desse tipo de resíduo no líquido biliar, há a chance de eles se agruparem e formarem cálculos, de modo similar ao que acontece nos rins.

Getty Images

A pedra na vesícula pode causar dor intensa, especialmente na parte superior do abdome, com duração de horas.   Porém, a dor ocorre apenas quando os cálculos saem da vesícula e se instalam no duto biliar ou no duto cístico. Cerca de 80% das pessoas com pedra na vesícula não sentem qualquer sintoma, já que o cálculo permanece apenas nesse órgão. 

Sintomas

Getty Images

O diagnóstico é feito por meio de ultrassonografia e outros exames de imagem capazes de detectar o cálculo. Embora seja possível utilizar a tomografia e a ressonância magnética, a ultrassonografia é a melhor opção, com mais de 95% de eficiência.

Diagnóstico

Getty Images

O tratamento depende da intensidade da dor e do tamanho do cálculo. Em casos mais leves, uma medicação pode ser utilizada para ajudar a dissolver as pedras. Caso isso não funcione, uma cirurgia costuma ser a solução para a retirada completa do cálculo.

Tratamento

Getty Images

Alguns fatores de risco podem tornar a aparição de pedras na vesícula mais comum. Alguns deles são: - sexo feminino; - idade avançada; - obesidade; - histórico familiar. 

Fatores de risco

Getty Images

A melhor maneira de prevenir essa doença é por meio da adoção de hábitos saudáveis, evitando comer gorduras em excesso, já que a sobrecarga do fígado pode acarretar um acúmulo maior de resíduos na vesícula biliar. 

Prevenção

Getty Images

Em caso de forte dor abdominal, é sempre importante procurar um hospital imediatamente. Todos os anos ocorrem milhões de cirurgias de retirada de cálculo biliar no mundo inteiro.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre saúde e bem-estar.