Procrastinação: como isso pode estar afetando sua saúde mental? 

Getty Images

Prática de atrasar compromissos afeta a produtividade, mas sem fazer com que seu cérebro descanse. 

Getty Images

Você já sentiu vontade de lavar toda a louça ou passar horas nas redes sociais só para não fazer uma tarefa mais complexa de sua agenda? 

Getty Images

Provavelmente sim, e isso é bastante comum. O nome desse fenômeno é procrastinação, e ele pode ter um impacto muito maior em sua saúde mental do que você imagina! 

Getty Images

Não! A procrastinação tem algumas características diferentes. O exemplo dado anteriormente exemplifica isso muito bem. Geralmente a procrastinação vem com outra tarefa que naquele momento parece mais interessante, e não necessariamente com inércia.

Tá, mas isso não é só preguiça? 

Getty Images

Diferentemente da preguiça, a procrastinação pode estar atrelada à ansiedade e outros distúrbios mentais.

As causas também são outras: 

Getty Images

A dificuldade em manter o foco também é um fator decisivo para o procrastinador. As tarefas simples e fáceis parecem mais interessantes a todo momento quando comparadas com as atividades complexas.

Getty Images

Além de indicar determinadas doenças, como a ansiedade, a procrastinação pode ser causada por hábitos não saudáveis, como má alimentação, sono inadequado e estresse.

E como isso pode estar ligado à sua saúde mental? 

Getty Images

A pior parte é que ela pode virar uma bola de neve. Quanto mais você procrastina e não consegue entregar os trabalhos na hora certa, mais ansioso fica, criando assim um ciclo vicioso.

Getty Images

A procrastinação também não tem a função de um descanso. O cérebro continua preocupado com a atividade que precisa ser realizada, fazendo com que aquele tempo que deveria ser produtivo tenha impacto parecido com o de horas de trabalho, mas não rende nada.

Getty Images

O resultado disso é um dia mais cansativo e menos produtivo do que o normal. Por isso, caso você seja um procrastinador compulsivo, é importante buscar orientação profissional.

Getty Images

A terapia é uma boa solução, já que pode ajudar a encontrar a raiz do problema. Mudar os hábitos, comer bem, praticar atividades físicas e cuidar da saúde mental estão entre as boas práticas para sair da procrastinação. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre saúde e bem-estar.