Conheça os problemas que menos de 7 horas de sono por noite podem causar ao coração, ao cérebro, à pele e a outros órgãos.
Durante o repouso, a frequência cardíaca e a pressão arterial são reduzidas. O trabalho gerado pela vigília extra aumenta o risco de hipertensão arterial, infarto e insuficiência cardíaca.
Pressiona o coração
A falta de sono pode levar a um dano cerebral permanente, com a perda de neurônios. A insônia prejudica a memória e o raciocínio, além de aumentar as chances de acidente vascular cerebral (AVC) e depressão.
Danifica o cérebro
A insônia estimula a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, e reduz a liberação de melatonina, que regula o metabolismo energético, favorecendo à obesidade e à diabetes.
Desorganiza o metabolismo
Dormir mal diminui a produção de células de defesa do organismo e dificulta a reparação do sistema imunológico, o que pode "abrir caminho" para diversas infecções.
Reduz a imunidade
A ausência de repouso provoca a liberação de adrenalina, o que reduz a irrigação da epiderme, provocando rugas prematuras e olheiras.
Envelhece a pele
Diminui a libido
A descarga de cortisol e adrenalina causada pelo déficit de sono reduz a intensidade do orgasmo e o interesse pela atividade sexual. Além disso, a falta de sexo também prejudica o sono.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre saúde e bem-estar.