O mau cheiro pode estar ligado a vários fatores, como higiene, doenças na boca e até problemas de estômago e nos rins.
Getty Images
Não é fácil dizer para uma pessoa que ela está com mau hálito. Muitas vezes, ficamos com medo de a ofender, como se estivéssemos questionando a higiene dela. Você provavelmente já passou por isso.
Getty Images
Existem diversas causas para o popular “bafo”. Uma delas é, de fato, uma higiene bucal precária. Sem uma escovação eficiente e o uso recorrente de fio dental, é comum que os dentes acumulem tártaro, uma placa bacteriana. Caso esse acúmulo seja muito grande, as bactérias podem gerar mau cheiro.
Getty Images
A halitose, nome correto da condição de mau hálito, também pode ser causada por doenças na boca e na língua. Gengivite e periodontite costumam causar odor forte.
Getty Images
Gengivite é a inflamação do tecido da gengiva, causada por uma placa bacteriana que pode gerar sangramento. Em casos mais graves, essa inflamação afeta tecidos que revestem os dentes, conhecidos como periodonto, causando a periodontite.
Getty Images
A língua pode ser um grande acumulador de bactérias. É comum que resíduos de alimentos se alojem entre as papilas gustativas, atraindo bactérias. A partir disso, ocorre um processo de fermentação que libera odor de enxofre e, consequentemente, causa mau hálito.
Getty Images
Outro criador comum de halitose é o cigarro. Além do cheiro da fumaça que fica acumulado na boca quando ela fica fechada, existe um odor que vem diretamente das vias aéreas. Portanto, não importa quantas vezes o fumante escove os dentes, parte do cheiro continuará saindo do pulmão.
Getty Images
Doenças no estômago são constantemente lembradas em casos de mau hálito, porém não é tão comum que elas afetem o cheiro da boca, já que existe um sistema de fechamento de válvulas do estômago, conhecido como esfíncter.
Getty Images
Em caso de refluxo gastroesofágico, o odor pode escapar do estômago. Isso ocorre porque a doença afeta o funcionamento dos esfíncteres, deixando escapar o mau cheiro.
Getty Images
Até mesmo os rins podem afetar o hálito. Um dos sintomas da insuficiência renal é a halitose, que está relacionada a uma filtragem inadequada de substâncias pelos rins. Como o corpo não consegue filtrar essas substâncias adequadamente, ocorre acúmulo de ureia na corrente sanguínea, forçando o corpo a eliminá-la por vias respiratórias. O ar sai pela boca com odor forte, conhecido como hálito urêmico.
Getty Images
Por fim, as bebidas alcoólicas e alguns alimentos, como cebola e alho, podem causar halitose, mas esse odor costuma desaparecer facilmente após a higiene bucal. Porém, o consumo recorrente, aliado a uma má escovação, pode fazer que esse mau cheiro se torne constante.