Getty Images
O que aconteceria se um de seus membros adquirisse “vida própria”? Essa é a principal característica de uma condição bastante rara, conhecida como síndrome da mão alheia ou síndrome da mão alienígena.
Getty Images
As pessoas afetadas pela síndrome relatam movimentos involuntários de mãos, braços, pernas e pés. Na maioria das vezes, o indivíduo nem percebe a ação.
Getty Images
Em geral, os movimentos costumam ser menores: pequenos espasmos e ações simples, como desabotoar a camisa sem notar. Porém, em casos mais severos, existem relatos de agressões a pessoas e ao próprio indivíduo.
Getty Images
Não há consenso sobre as causas dessa síndrome rara, já que ainda existem poucos estudos sobre ela. No entanto, a maioria dos casos está associada a lesões cerebrais, especialmente nos lobos frontais.
Getty Images
Lesões nos lobos parietais e no corpo caloso também são relatadas como possíveis causas da síndrome da mão alheia.
Getty Images
Além disso, outras enfermidades podem desencadear essa condição; por exemplo, tumores cerebrais, AVCs e doenças degenerativas.
Getty Images
Não existe tratamento específico para a síndrome, já que ocorre um dano direto no sistema nervoso central. Geralmente a estratégia mais eficaz é encontrar métodos para conviver com o problema.
Getty Images
Na maioria das vezes, a síndrome da mão alheia atinge adultos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, menos de 1% da população mundial é afetada por ela.