Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

A confirmação precoce da gravidez permite que a gestante tome medidas para cuidar da saúde e acompanhe o desenvolvimento do feto desde o início.

Getty Images

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio que desempenha um papel crucial na gravidez.  Produzido pelo embrião após a implantação no útero, ele desencadeia uma série de mudanças no corpo materno para sustentar a gestação. Por isso, tornou-se um dos principais indicadores dos testes de gravidez.

Getty Images

Os primeiros sinais da gestação incluem atraso menstrual, mamas inchadas, enjoos matinais, aumento da frequência urinária, cansaço excessivo, mudanças de humor e aumento da sensibilidade olfativa.  No entanto, esses sintomas podem ter outras causas, e a confirmação da gravidez deve ser feita por meio de um teste.

Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

Getty Images

O teste de gravidez por urina pode ser realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Contudo, os resultados mais confiáveis são obtidos depois de alguns dias, quando os níveis do hCG são detectados mais facilmente.  Já os exames de sangue identificam a gestação antes do atraso menstrual, a partir do sétimo dia após a concepção.

Quando devo fazer o teste de gravidez?

Getty Images

Os testes de gravidez de farmácia são convenientes, acessíveis e podem fornecer resultados com 95% de precisão em poucos minutos, se as instruções fornecidas pelo fabricante forem seguidas.  No entanto, os exames de laboratório oferecem uma confiabilidade quase absoluta e detecção precoce da gestação.

Teste de farmácia ou exame de laboratório: qual é o mais confiável?

Getty Images

O melhor horário para fazer o teste de gravidez é pela manhã, com a primeira urina do dia, em virtude da maior concentração de hCG, que proporciona resultados mais precisos. No caso do exame de sangue, o teste pode ser realizado em qualquer momento do dia.

Qual é a melhor hora do dia para fazer o teste de gravidez?

Gostou deste conteúdo?  Compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre saúde e bem-estar.