Transtornos mentais: será que você tem risco de desenvolver? 

Crescimento de doenças associadas à mente preocupa cientistas e autoridades de saúde. Entenda seus riscos e como prevenir. 

Getty Images

Os transtornos mentais englobam uma variedade muito grande de doenças. Elas geralmente estão associadas a uma mistura de pensamentos, emoções e comportamentos anormais. 

Getty Images

Alguns exemplos de transtornos bastante conhecidos são: - depressão; - ansiedade; - fobia social; - transtorno obsessivo-compulsivo (TOC); - transtorno bipolar. 

Getty Images

Apesar de se manifestarem de forma diferente no corpo e na mente dos pacientes, essas doenças têm em comum o fato de dificultar significativamente a vida de quem lida com elas todos os dias.

Getty Images

Em boa parte dos casos, a terapia com o psicólogo costuma trazer bons resultados. Porém, em quadros mais graves, o acompanhamento com um médico psiquiatra e o uso de remédios controlados podem se tornar fundamentais. 

Getty Images

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos transtornos: - genética; - altos níveis de estresse; - má nutrição; - problemas sociais e ambientais; - infecções perinatais. 

Quem tem maior risco? 

Getty Images

Portanto, embora em alguns casos o desenvolvimento da doença seja inevitável, existem hábitos importantes que devem ser praticados diariamente a fim de prevenir ou mitigar os danos.

Getty Images

Dentre esses hábitos, os principais são:   - praticar atividades físicas regularmente; - dormir pelo menos oito horas diárias; - manter boa alimentação e hidratação; - evitar ambientes estressantes; - controlar o uso de telas e outras atividades que ativem demais o cérebro. 

Getty Images

A atividade física, inclusive, já foi reconhecida como o melhor remédio para a saúde mental em diversos estudos. Esportes aeróbicos, como a corrida e a pedalada moderada, são os mais eficientes. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre saúde e bem-estar.