A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível que afeta homens e mulheres. É causada pela presença de um protozoário conhecido como Trichomonas vaginalis.
Esse protozoário causa infecções na vagina e no canal da uretra masculino. Os sintomas começam com pequenas secreções.
Getty Images
Getty Images
O desenvolvimento da tricomoníase pode ser assustador. Surgem espumas na vagina, com coloração amarelada e odor forte, causando bastante irritação e coceira.
Getty Images
Com menos sintomas, essa espuma também pode aparecer de forma leve com dor e desconforto no pênis durante o ato de urinar.
Getty Images
Médicos conseguem identificar a presença do protozoário por meio de um exame com amostras da secreção. A tricomoníase é uma das doenças mais comuns em mulheres, afetando até 20% da população nos anos férteis.
Getty Images
A melhor maneira de prevenir essa infecção é a mesma de várias outras doenças sexuais: usar preservativos; evitar sexo com parceiros desconhecidos e avisar parceiros caso tenha diagnóstico positivo da doença, para evitar novas infecções.
Getty Images
O tratamento é feito com antibióticos capazes de matar o Trichomonas vaginalis. Os medicamentos mais usados são metronidazol e tinidazol. Uma dose única consegue curar a tricomoníase em 95% dos casos.