Uso de fones de ouvido e exposição a volumes muito intensos podem causar problemas graves
Nas ruas, no transporte público ou em qualquer outro lugar, os fones de ouvido vieram para ficar. Com ou sem fio, esses acessórios já fazem parte da rotina das pessoas, principalmente de adolescentes
Getty Images
Getty Images
Porém, o mau uso desses equipamentos, assim como a exposição a grandes intensidades sonoras em baladas, festas e shows, está causando muita preocupação em especialistas no aparelho auditivo humano.
Getty Images
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 uma em cada quatro pessoas terá problemas auditivos. A estimativa é impressionante, já que o número total chegaria a 2,5 bilhões de pessoas.
Getty Images
Portanto, é preciso tomar algumas medidas no dia a dia para evitar problemas no futuro. Vamos lá?
Getty Images
Ondas sonoras que ultrapassem 80 decibéis (dB) podem ser prejudiciais ao ouvido em longo prazo. A exposição a volumes acima de 115 dB gera danos imediatos e irreversíveis. Uma buzina de carro, por exemplo, pode chegar a 120 dB. Por isso, atentar-se ao volume é fundamental para manter a saúde auditiva.
Getty Images
É comum que em ambientes muito barulhentos as pessoas aumentem o volume da música para compensar os ruídos externos. Porém, com isso, apenas expõem o ouvido a uma intensidade sonora ainda maior, o que pode causar sérios danos. O isolamento de alguns modelos de fone de ouvido ajuda muito nisso.
Getty Images
Muitas crianças e alguns adultos têm o hábito de colocar objetos dentro do ouvido, como canetas e chaves. Isso pode causar infecções sérias, já que o ouvido interno é uma área muito sensível.
Getty Images
O cotonete não deve alcançar o ouvido interno, tendo apenas a função de fazer a limpeza da parte externa. Empurrar a cera para o ouvido interno pode causar problemas.
Getty Images
Ambientes silenciosos aumentam a concentração e permitem descansar o ouvido durante o dia. Dar preferência a eles no trabalho, em casa e nos estudos é fundamental em longo prazo.
Getty Images
Caso seja inevitável se expor a volumes muito intensos, os protetores de ouvidos podem ser grandes aliados. Eles já fazem parte do equipamento de proteção em obras que lidam com máquinas muito barulhentas. Ter o próprio modelo para esse tipo de situação pode ser de grande ajuda.