Quais doenças podem ser desencadeadas pelo estresse?

Capaz de alterar o estado de atividade do corpo, o estresse é muito mais do que apenas um incômodo mental.

De maneira bastante resumida, estresse é uma resposta biológica do corpo à sensação de perigo ou ameaça. Nesse estado de alerta, há maior produção de adrenalina e cortisol, que funcionam como estimulantes.

O que é estresse?

O estresse é uma reação natural e até saudável para o cotidiano. Porém, longos períodos sob seus efeitos podem causar o surgimento de doenças, além de sintomas como alta tensão muscular e pressão alta. Veja os problemas mais comuns.

Efeitos do estresse prolongado

O estresse, junto do cansaço, mantém o corpo em alerta sob o efeito de várias alterações hormonais. Esse estado provoca a perda de sono e pode ser agravado com a ingestão de certos alimentos, como café e chocolate.

Insônia

Um dos efeitos da adrenalina e do cortisol é a diminuição dos hormônios dopamina e serotonina — ligados à sensação de conforto. Quando em baixa por períodos prolongados, podem influenciar o surgimento de transtornos psicológicos, como a depressão.

Depressão

Por vezes provocadas pelo estresse, algumas doenças de pele, como psoríase, vitiligo e acne, também afetam usuários com descontrole emocional ou forte preocupação por períodos prolongados.

Doenças de pele

Em casos mais graves de estresse crônico, podem ocorrer alterações na pressão sanguínea, prejudicando o funcionamento de diversos órgãos — em especial, o coração. Há também o aumento no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e infartos.

Doenças cardíacas

Veja como combater o estresse crônico na matéria completa do Summit Saúde, produzida pelo Estadão, no link a seguir!

Saiba mais