As drogas podem ser classificadas em naturais (maconha, ópio, cogumelos), sintéticas (LSD, ecstasy, anfetaminas) e semissintéticas (cocaína, crack), sendo que os efeitos no corpo e no cérebro são bem variados.
As drogas também podem ser classificadas em depressoras (álcool, heroína, solventes), estimulantes (cocaína, anfetaminas, nicotina) e perturbadoras (maconha, LSD, ecstasy).
As drogas costumam liberar a dopamina, que causa a sensação de bem-estar no corpo. Assim, os usuários passam a se acostumar com a dosagem e aumentar gradativamente o uso. Isso leva à dependência e possíveis danos cerebrais.
Quando o desejo por consumir drogas é muito intenso e impossível de controlar, é possível dizer que a pessoa está viciada. Questões sociais, financeiras e familiares são deixadas de lado para a satisfação do prazer pessoal.
A dependência é o estágio em que a pessoa apresenta sintomas físicos na ausência do consumo de drogas. Náuseas, dores de cabeça, enxaqueca, tremores e alucinações podem aparecer quando se está em abstinência.
As drogas são um problema de saúde pública e podem causar sérios problemas à sua vida. Por isso, procure ajuda agora mesmo. A dependência e o vício têm cura!