Se tratada corretamente, a inflamação no ouvido não apresenta grandes riscos, mas é importante identificar a causa para efetuar o melhor tratamento.
Getty Images
Getty Images
“Otite” é o termo médico usado para descrever a inflamação no ouvido. No caso da externa, acontece devido à proliferação de bactérias no local e costuma apresentar secreção, o que ocasiona dor e coceira.
Getty Images
É muito comum em crianças e bebês que frequentam praia ou piscina porque, devido ao aumento da umidade, o ambiente se torna propício para as bactérias que atingem essa região sensível. Por isso, é importante secar bem os ouvidos após frequentar ambientes úmidos. O tratamento é feito com remédios para reduzir a inflamação.
Getty Images
Esse tipo de inflamação é comum após gripes e crises de sinusite. Pode ser causada por vírus, alergias, fungos e bactérias. Além de dor e coceira no local, o paciente pode apresentar febre.
Getty Images
O tratamento para a otite média depende da causa da infecção. Podem ser administrados antibióticos para casos relacionados a fungos e bactérias ou antialérgicos quando for causada por alergia. Anti-inflamatórios também são úteis para combater os sintomas.
Getty Images
É comum que crianças pequenas coloquem objetos estranhos na boca, no nariz e nas orelhas, os quais, quando em contato com áreas mais sensíveis do ouvido, podem desencadear infecção no local. Nesse caso, deve-se retirar o causador da infecção e administrar remédios apenas para os sintomas.
Getty Images
Muitos adultos usam cotonete de forma indevida, tanto neles mesmos quanto em crianças. Esse objeto deve ser utilizado apenas para limpar a área externa, nunca para empurrar a cera para dentro do ouvido interno. O acúmulo de cera pode gerar, em casos leves, a sensação de ouvido tampado, podendo desencadear uma infecção mais séria. Para tratá-la, é preciso buscar um especialista para realizar uma lavagem.