Micose é o nome dado a um conjunto de infecções de pele causadas por fungos, os quais geralmente preferem regiões mais úmidas e quentes, como virilha, couro cabeludo, genitais e dedos dos pés.
Getty Images
Getty Images
Existem algumas doenças bastante conhecidas que são causadas por infecções fúngicas, como: candidíase (boca e genitália); frieira (pé); onicomicose (unhas) e pitiríase versicolor (pele)
Getty Images
Os sintomas mais comuns dos diferentes tipos de micose são coceira e lesões visíveis na pele. Alguns fungos ainda podem provocar mudança na coloração do tecido e descamação.
Getty Images
A maioria das micoses é transmitida a partir do contato físico direto com alguém que tem a doença. Outra forma é a partir das condições ideais de proliferação desses fungos, especialmente em áreas úmidas e quentes do corpo.
Getty Images
Algumas medidas podem ser tomadas para a prevenção dessas infecções, como: manter sempre secas áreas suscetíveis, como dedos dos pés, dobras de pele e virilha; evitar ficar com roupas molhadas por longos períodos e evitar andar descalço.
Getty Images
O tratamento mais eficiente é feito com pomadas antifúngicas que eliminam esses seres o mais rápido possível. Elas podem ser aplicadas três vezes ao dia diretamente no local da lesão, podendo levar de semanas até dois meses para que suma completamente.
Getty Images
O tipo de pomada ou creme pode variar de acordo com a sensibilidade da área afetada. Os mais comuns são miconazol, cetoconazol, clotrimazol, butoconazol e itraconazol.