Como aliviar a TPM?

A tensão pré-menstrual pode apresentar sintomas muito desconfortáveis para as mulheres, como variação de humor, cólicas e dor de cabeça. Veja algumas dicas para diminuir o incômodo.

1. Chás e sucos

É recomendada a ingestão de bebidas com propriedades calmantes para ajudar na variação do humor. Chá de camomila e suco de maracujá podem ajudar nesse momento.

A fome costuma aumentar durante a TPM, por isso, prefira alimentos ricos em fibras que vão aumentar a sensação de saciedade. Mamão, pêra, ameixa, verduras e grãos integrais são uma boa pedida.

2. Alimentação

A serotonina é o hormônio do bem-estar, sendo liberada após atividades físicas. Os exercícios combatem o estresse e o mau-humor, podendo atuar também contra a retenção de líquidos, que é bastante comum durante a TPM.

3. Exercícios físicos

A falta de magnésio no corpo potencializa os sintomas de irritabilidade, depressão e ansiedade. Por isso, uma suplementação do mineral pode ajudar a combater os sintomas ruins da TPM. Se possível, combine com suplementos de vitamina B6 para potencializar os efeitos.

4. Magnésio e vitamina B6

Durante a TPM, o corpo da mulher pode reter líquidos, por isso, ingira ao menos 2 litros de água por dia. Investir em alimentos ricos em água, como melancia e mamão, e chás diuréticos, também é uma boa pedida. Isso também ajuda o intestino a funcionar melhor e a aliviar as cólicas.

5. Beba água

As cólicas menstruais podem ser bem incômodas, tenha sempre uma bolsa de água quente para aplicar sobre a região. Essa é uma tática bastante usada para relaxar os músculos e aliviar os sintomas das contrações.

6. Bolsa de água quente

As terapias alternativas também podem ser aliadas para aliviar os sintomas da TPM. A acupuntura tem apresentado excelentes resultados, com pontos de aplicação nas mãos, no ventre, nos pés e no tórax.

7. Acupuntura

Confira como a menstruação impacta a vida das mulheres na matéria do Summit Saúde, disponível no link a seguir!