Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
As verminoses são doenças causadas por parasitas que se instalam geralmente no intestino, mas também no fígado, pulmões e cérebro. Com alta incidência em todo o mundo, principalmente em regiões de baixa renda, as parasitoses afetam 36% da população brasileira, com uma prevalência de 55% entre as crianças.
A contaminação está relacionada à falta de higiene e saneamento básico, e ocorre a partir do contato ou ingestão de alimentos infectados. Cuidados simples como lavar as mãos com frequência e beber água filtrada ou fervida são capazes de reduzir a possibilidade de contaminação.
Entre os principais sintomas das doenças causadas por vermes, estão dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e falta de apetite. As verminoses são diagnosticadas com exames laboratoriais de fezes e de sangue e são tratadas com a administração de vermífugos. Conheça quais são as seis verminoses mais comuns no Brasil.
1. Ancilostomose
Ancilostomíase, também conhecida como amarelão, é uma doença parasitária causada pela entrada da larva do parasita no corpo, geralmente através do contato da pele ferida dos pés com o solo contaminado.
O Ancylostoma duodenale pode causar queda na quantidade de proteína do sangue, o que atrasa o desenvolvimento físico e mental de crianças. Além disso, pode provocar anemia por redução de ferro, inflamação nos pulmões e aumento de glóbulos brancos na corrente sanguínea.
2. Ascaridíase
A ascaridíase é uma infecção por lombrigas do intestino, causada pelo contato da mão ou da boca com os ovos do verme Ascaris lumbricoides. A maioria das pessoas que contraem a infecção tem menos de 10 anos, pois as crianças colocam objetos na boca e muitas vezes brincam na terra.
Na maioria dos casos, uma infecção leve poderá ser imperceptível ou causar apenas náuseas, dor abdominal e diarreia. Nos casos mais graves, pode haver obstrução intestinal e problemas nos pulmões.
3. Esquistossomose
A esquistossomose em humanos é causada pelo verme que vive na água doce e em caramujos. A contaminação acontece a partir do contato da pele com a larva do esquistossomo, que amadurece e produz ovos que podem migrar para a bexiga ou intestino e são excretados pela urina ou fezes.
Os sintomas da doença são causados pela resposta do sistema imunológico aos ovos do parasita, gerando inflamações e fibrose em diversos órgãos do corpo. Além disso, também são comuns febre alta e dores musculares, entre outros.
Leia também:
Colesterol alto por genética: doença comum tem tratamento
10 doenças silenciosas que necessitam de atenção redobrada
Verão: saiba como evitar as 7 doenças mais comuns da estação
4. Giardíase
A giardíase, causada pelo parasita Giardia lamblia, se espalha através do contato com as fezes de animais de estimação e pessoas infectados (como ao trocar fraldas de crianças), além de sexo anal sem proteção. A doença pode ser adquirida pela ingestão de água sem tratamento adequado.
A maioria das infecções atinge crianças entre oito meses e 12 anos, que frequentam instituições fechadas. A giardíase geralmente é assintomática, mas pode apresentar-se por diarreia acompanhada de dor abdominal.
5. Oxiuríase
A transmissão do parasita responsável pela oxiuríase acontece a partir do contato indireto entre a boca e o ânus, pela mão. A coceira retal é um dos principais sintomas da doença e pode causar inflamações secundárias.
Bastante comum na infância, até mesmo em países desenvolvidos, a doença geralmente acomete mais de um membro da família. Apesar de não provocar casos graves ou óbitos, o parasita pode causar irritabilidade e levar a um baixo rendimento escolar.
6. Teníase
A teníase é uma infecção causada pela tênia adulta no intestino delgado depois de oito a 14 semanas da ingestão de carne bovina ou suína contaminada e malcozida. O parasita chega a medir três metros e meio de cumprimento e passar anos sem ser percebido pelo hospedeiro infectado.
A maioria das pessoas que tem a teníase não apresenta sintomas, mas a doença pode causar perda de peso inexplicável, bloqueio do intestino e problemas digestivos. A infestação geralmente é percebida pela eliminação de ovos do parasita nas fezes.
Quer saber mais? Confira a opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em saúde.
Fonte: Hospital Dr. Cândido Junqueira, Drauzio Varella, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS), Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus).