Ícone do site Summit Saúde Estadão

Reconversão industrial combate escassez de insumos hospitalares

Empresas de diferentes setores da indústria brasileira têm adaptado fábricas para auxiliar na produção de materiais que garantam a infraestrutura necessária aos hospitais, como álcool em gel, máscaras e respiradores. Essa adaptação é chamada de reconversão industrial ou reconversão produtiva.

Conheça o Summit Saúde, um evento que reúne as maiores autoridades do Brasil nas áreas médica e hospitalar.

De acordo com dados do governo federal, devido ao aumento de casos de infecção por coronavírus no País, houve crescimento na demanda por insumos e equipamentos médico-hospitalares tanto para os pacientes infectados como para as equipes que os atendem.

Reconversão industrial

Reconversão industrial se faz necessária para redução de impactos na economia. (Fonte: Shutterstock)

Com as fábricas paralisadas, a indústria automotiva se uniu a faculdades de tecnologia como o Instituto Mauá de Tecnologia e a Universidade de São Paulo (USP) para consertar respiradores e desenvolver protótipos de aparelhos utilizando peças de automóveis.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou em 13 de maio uma nota técnica indicando que a reconversão industrial em tempos de covid-19 é papel do governo para salvar vidas. Como argumento, explicou que a China, primeiro país a detectar o novo coronavírus, mesmo sendo um dos maiores fabricantes de respiradores do mundo, aumentou a produção em pelo menos dez vezes para atender às demandas interna e externa pelo equipamento, já que também exporta o produto.

A alteração nas fábricas se torna um dos instrumentos a ser acionado em crises dessa proporção. O comunicado ainda mencionou que a adaptação de plantas fabris para produzir itens específicos, quando bem implementada, pode reduzir gargalos em segmentos mais sensíveis, como é o caso da indústria automobilística, contribuindo para a manutenção de empregos e a redução da queda abrupta da economia, mantendo a demanda efetiva.

A reconversão produtiva é considerada urgente no combate ao coronavírus, segundo demonstram os debates de associações e sindicatos. Para isso, o Sindicato dos Metalúrgicos se encarregou de enviar ao governo e à Assembleia Legislativa uma proposta para mudar temporariamente o perfil da produção e o produto final em parques industriais que estejam paralisados durante a pandemia.

No caso da indústria metalúrgica, é possível utilizar autopeças para a fabricação de insumos e equipamentos hospitalares, e empresas podem contribuir com materiais e maquinários. Tudo isso representa oportunidade de gerar produção e recursos e ao mesmo tempo auxiliar no esforço de equipar o sistema de saúde para atender à população que tanto necessita. Inclusive existe vantagem econômica não só em manter a produtividade como também em não precisar importar, o que gera redução de custos.

Sugere-se converter plantas fabris de diversos setores para a produção de insumos hospitalares. (Fonte: Shutterstock)

O diretor-executivo dos Metalúrgicos do ABC Wellington Messias Damasceno, em entrevista ao portal Mundo Sindical, ressaltou que o sindicato trabalhou fortemente em propostas de adaptação de planta fabril para suprir a escassez de insumos hospitalares, atravessar o momento e retomar a produção.

Além disso, a alta do dólar e a disputa global por componentes entre os grandes países industriais do mundo, com dificuldades de importação de insumos para a indústria, abrem a oportunidade de o Brasil discutir a reconversão industrial e reduzir a dependência de produtos e componentes importados.

Damasceno explicou que isso aumenta a segurança e a soberania nacional, sobretudo em áreas estratégicas, possibilitando que o País atenda às suas necessidades e possa ser um polo exportador, gerando empregos e renda aos brasileiros.

Um exemplo da área médica é a necessidade de importação de máscaras, que seria um item excelente para produção local e está em falta no mercado brasileiro por depender, em grande parte, da importação.

O diretor-executivo também apontou os dados da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) como argumento: “Existe uma queda constante do valor adicionado industrial do Brasil desde 2013, quando o País ultrapassou US$ 220 bilhões. Em 2019, foram US$ 170 bilhões, o que demonstra o desmonte da indústria nacional e une ambos os temas como solucionadores”.

A solução não se mostra algo paliativo e somente para o momento de pandemia, mas que traria crescimento efetivo ao setor industrial. O Estado deve conduzir a conversão das indústrias à produção de equipamentos necessários para a prevenção e o tratamento do novo coronavírus, uma medida que gera impactos positivos para a saúde e para a economia do País.

E essas alterações industriais demonstram ser solução para a preservação de empregos. A engenharia brasileira tem a expertise necessária para a concretização desse processo, a exemplo dos protótipos recentemente divulgados pela USP e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a produção de ventiladores pulmonares de baixo custo.

Resta ao Estado cumprir o necessário organizando os fatores produtivos, acelerando os testes e as certificações dos itens urgentes para absorver os riscos inerentes.

Interessou-se pelo assunto? Acompanhe as notícias mais relevantes do setor pelo blog. Para saber mais, é só clicar aqui.

Fontes: DIESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Conjur (Consultor Jurídico), Mundo Sindical, Revista Movimento, IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) e Rede Brasil Atual.

27630cookie-checkReconversão industrial combate escassez de insumos hospitalares
Sair da versão mobile