Ícone do site Summit Saúde Estadão

Naturopatia holística: terapia alternativa curativa e preventiva

A naturopatia holística compreende o corpo como um todo, conectado à mente e ao espírito, por isso trata doenças através do fortalecimento do indivíduo ao invés de apenas neutralizar os sintomas aparentes. Vários fatores são levados em consideração na prescrição de um tratamento, como o ambiente em que a pessoa vive, seu estado emocional e seus hábitos.

A base teórica da terapia tem como maior premissa o poder da natureza de curar e promover equilíbrio aos seres vivos. Essa alternativa estimula o autoconhecimento, pois leva em consideração a singularidade dos organismos, valorizando a capacidade do paciente de observar sinais que o próprio corpo manifesta, sejam sintomas, sejam efeitos de substâncias.

Como tratamentos de naturopatia são prescritos?

A terapia se destaca pela capacidade de prevenir a ocorrência ou o agravamento de doenças de modo geral, mas também é capaz de tratar sintomas específicos e complementar um tratamento alopático, potencializando-o ou neutralizando seus efeitos colaterais.

(Fonte: PxHere)

Em uma consulta, o profissional, que pode ser um médico especializado em naturopatia ou um praticante graduado em naturopatia, normalmente pergunta ao paciente seu histórico médico e seus hábitos. O terapeuta pode requisitar exames laboratoriais, avaliar a pressão do paciente e realizar demais procedimentos comuns a qualquer consulta médica geral.

A partir da análise da confluência dos fatores que determinam o estado do paciente, o naturopata prescreve um tratamento específico ou um plano de tratamento com diferentes técnicas terapêuticas a serem realizadas ao mesmo tempo ou em etapas cronológicas predeterminadas.

Quais técnicas são prescritas?

Há uma vasta gama de técnicas que podem ser utilizadas no tratamento naturopático. Planos nutricionais, por exemplo, buscam restabelecer ou manter a saúde através do consumo consciente de alimentos naturais, prevendo a interação entre as propriedades desses alimentos entre elas e com o organismo.

Aromaterapia

A aromaterapia explora os efeitos físicos e psicológicos dos aromas, principalmente de óleos essenciais, substâncias extremamente puras com cheiros acentuados, extraídas integralmente de plantas.

Homeopatia

O homeopata busca compreender a causa da doença para indicar formulações que possam restabelecer o equilíbrio natural do corpo ao invés de focar apenas o alívio dos sintomas.

(Fonte: PxHere)‌‌

Outras opções

A fitoterapia consiste na confecção de produtos como pomadas, tinturas, extratos, cápsulas e chás com base em plantas com efeitos farmacológicos. Por exemplo, diversos produtos de guaco são prescritos para problemas respiratórios, e o gel de confrei é indicado para tratamentos cutâneos. Também é possível a indicação de cromoterapia, hidroterapia, acupuntura, meditação, psicoterapia, entre outras práticas.

Naturopatia e medicina tradicional oriental

A tradicional e milenar medicina chinesa tem uma base filosófica que compreende certas leis fundamentais do corpo e sua relação com o ambiente. Os métodos desenvolvidos com essa base tratam doenças e auxiliam na manutenção da saúde, sempre prevendo restabelecer um equilíbrio natural. Um exemplo é a acupuntura, que utiliza agulhas para estimular pontos energéticos do corpo.

Ayurveda

A também milenar medicina indiana Ayurveda significa, em sânscrito, “conhecimento da vida” e também é utilizada para o tratamento de condições de saúde. O especialista analisa o caso de forma holística, classificando o tipo biológico do paciente com base na filosofia ayurvédica e desenvolvendo uma rotina ideal para ele. Isso inclui plano alimentar, exercícios físicos, horários para dormir e realizar práticas cotidianas, além de fitoterápicos, massagens e outros tratamentos.

Curtiu o assunto? Saiba mais sobre inovação e diferentes tecnologias aplicadas à medicina; clique aqui.

Fontes: Endeavour, Abrale, Associação Brasileira de Ayurveda, Better Health Channel, Balance Health.

Sair da versão mobile