De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, no Brasil existem cerca de 9,7 milhões de pessoas com problemas auditivos. Em todo o mundo, mais de 360 milhões de pacientes já foram diagnosticados com perda auditiva incapacitante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses indivíduos têm restrições decorrentes da surdez.
Com o intuito de atender a essas pessoas e garantir a elas maior qualidade de vida, a tecnologia tem sido uma grande aliada no desenvolvimento de novos aparelhos auditivos que permitam que todos se sintam incluídos na sociedade.
Confira os principais lançamentos.
Oticon Opn (Telex Soluções Auditivas)
Destaque entre os novos modelos, o Oticon Opn, da Telex Soluções Auditivas, tem um design inovador e conectividade com a internet ou Bluetooth, o que permite que os usuários se comuniquem e utilizem celulares, tablets e computadores com maior facilidade. O atendimento de chamadas telefônicas pode ser feito diretamente pelo aparelho.
Outro recurso disponível é o ajuste de volume de ruídos, que permite que o usuário decida o quanto quer escutar, tornando a experiência mais agradável e fiel à realidade. O aparelho também pode ser conectado ao televisor, sendo capaz de emitir notificações em diversos momentos, como lembretes de calendário, novas mensagens e até realizar alertas, indicando que a bateria está baixa ou avisando que alguém bateu à porta.
Audéo B-R (Phonak)
Primeiro recarregável disponível no mercado de produtos auditivos, o Audéo B-R oferece autonomia de até 24 horas devido a sua tecnologia inovadora de bateria de lítio-íon. O modelo surgiu com o intuito de facilitar a vida do usuário, garantindo maior conforto e praticidade no dia a dia. O aparelho ainda tem a vantagem de ser facilmente adaptável a todos os ambientes, o que proporciona uma boa experiência auditiva.
Siemens Aquaris
Ideal para pessoas com deficiência auditiva que praticam esportes e não desejam abandonar seus hobbies, o Siemens Aquaris é totalmente à prova d’água. Com ele, é possível mergulhar por até 30 minutos em uma profundidade de 1 metro sem perder a qualidade dos sons. A vedação revolucionária evita a invasão da água, poeira ou suor.
Fontes: Starkey, WebMD, Mayo Clinic.