Conheça o maior e mais importante evento do setor de saúde do Brasil.
O mercado brasileiro passou a contar neste mês com o teste da MedLevensohn, empresa com sede no Sudeste do Brasil que trabalha com diversas soluções em saúde. O exame permite identificar em dez minutos se o paciente tem anticorpos relacionados ao Sars-CoV-2, vírus causador da atual pandemia.
A tecnologia é capaz de investigar a imunidade tanto em relação a pessoas que têm ou já tiveram a doença quanto àquelas que desejam conferir a eficácia da vacina. Para isso, o diagnóstico determina a existência de elementos antiproteína S. A glicoproteína Spike se refere aos peplômeros, os “espinhos” do novo coronavírus.
Quando o corpo humano está imunizado, as células são capazes de mapear essa estrutura e impedir a entrada do vírus. O exame desenvolvido permite investigar a presença desses anticorpos de inibição viral.
Anticorpos para o novo normal
Já disponível para comercialização, o teste é destinado para o uso profissional de diagnóstico in vitro por meio de sangue total, soro ou plasma.
Dessa forma, ele apresenta características importantes, como a rapidez do processo (o resultado sai em apenas dez minutos) e a análise de longo prazo. Diferente do método PCR, por exemplo, em que se sugere fazer o exame do terceiro ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas, o teste da MedLevensohn deve ser realizado a partir de 15 dias do provável contágio ou da vacinação.
O exame pode ser feito também por pessoas assintomáticas que desejam saber se já têm imunidade ao novo coronavírus. Esta é uma das esperanças para o futuro: que a retomada das atividades conte com esse tipo de teste clínico para a construção do novo normal.
Fonte: Medicina SA, MedLevensohn.