O chá de boldo traz benefícios à saúde devido às propriedades medicinais presentes na planta, mas deve ser consumido com moderação.
Getty Images
O chá de boldo é um dos remédios naturais mais populares no Brasil, sendo utilizado por atletas e pessoas em geral. No entanto, a bebida deve ser evitada por gestantes, lactantes, crianças e em condições específicas de saúde. Por isso, antes de bebê-lo, é importante consultar um médico.
Getty Images
O boldo tem compostos que estimulam a produção da bile pelo fígado, auxiliando na digestão e na absorção de gordura no intestino, portanto é útil após refeições pesadas. O chá contribui para aliviar desconfortos gástricos, reduzir a sensação de inchaço e aliviar episódios de diarreia.
Getty Images
O chá de boldo ajuda a proteger o fígado contra danos oxidativos e lesões celulares, devido às suas propriedades antioxidantes. Tem efeitos estimulantes nesse órgão, favorecendo seu funcionamento adequado.
Getty Images
A planta estimula a produção de urina, favorecendo a eliminação de toxinas e contribuindo para a saúde dos rins e do sistema urinário. As pessoas que sofrem de retenção de líquidos, especialmente em pernas, tornozelos e mãos, também podem se beneficiar da ação diurética do chá de boldo.
Getty Images
O boldo tem compostos com atividade antimicrobiana que contribuem para o combate a fungos e bactérias. Eles são encontrados nas folhas da planta e incluem diferentes tipos de flavonoides, alcaloides e óleos essenciais.
Getty Images
Para preparar o chá de boldo, pode-se utilizar uma colher de folhas de boldo-do-chile picadas ou um sachê de chá e adicionar 150 mililitros de água fervente, deixando descansar por cinco a dez minutos. A recomendação é consumir no máximo 400 mililitros ao dia.